Para atender aos paladares mais exigentes, a Stella Artois desenvolveu o World Draught Masters, um dos principais campeonatos de tiradores de chope do mundo, que acontece pelo 15º ano e reconhece o melhor ritual de servir o Chopp Stella Artois. A final da etapa brasileira, que conta com a participação de 21 bares de São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, acontecerá no dia 3 de outubro, no Bourbon Street, em São Paulo. O vencedor disputará o campeonato mundial em Buenos Aires, no dia 26 de outubro, competindo com tiradores de chopp de 28 países. Se ganhar, o candidato se torna embaixador do World Draught Masters 2011 e vai percorrer diversos países difundindo o ritual dos nove passos do Chopp Stella Artois.

Para escolher o vencedor da etapa Brasil do World Draught Masters, os tiradores de chope serão avaliados por uma comissão julgadora que vai levar em conta se os nove passos dos rituais de servir o Chopp Stella Artois foram seguidos à risca. Além de habilidade, destreza e simpatia que são critérios também levados em conta. A decisão da etapa brasileira contará no júri com o norte-americano Chris Meyers, atual campeão do WDM, que vem percorrendo diversos países como embaixador do World Draught Masters. Em sua trajetória, passagens por China, Austrália, Bélgica, Inglaterra, Nova Zelândia, Ucrânia, Irlanda, Canadá, EUA e Argentina.

Você conhece o ritual de tirar um chopp Stella Artois

Nove passos para tirar o seu Chopp Stella Artois são:

 1.    O Cálice

O cálice foi criado para garantir a qualidade de Stella Artois em todos os detalhes: sabor, cor, aroma e espuma. Representa o requinte e a tradição de Stella Artois em todo o mundo. 

2.     A Purificação

É preciso ter certeza de que o cálice está limpo, livre de qualquer resíduo, inclusive de marca de dedos. Por isto, é importante usar um ótimo detergente neutro e deixar o cálice secar naturalmente. Antes de receber o líquido, o cálice de Stella Artois deve ser colocado em água gelada, para ficar na mesma temperatura do chope.

3.     O Sacrifício

O primeiro jato da chopeira não deve ser servido para garantir que Stella Artois esteja fresca para o consumidor desde a primeira gota.

 4.    A Alquimia

Quando for servir Stella Artois, o chopeiro deve inclinar o cálice á um ângulo de 45°. Quando o chope atinge o cálice e começa a circular é criada a proporção ideal entre a espuma e líquido.

 5.    A Coroação

Um chope de qualidade de Stella Artois merece muito mais que um colarinho. Merece uma coroa, que é formada com o retorno do cálice para a posição vertical, quando este estiver com a metade do seu volume preenchido. A coroa evita que o líquido entre em contato com o ar, preservando seu sabor, aroma e temperatura.

6.    A Reverência

O chopeiro deve fechar rapidamente a torneira e retirar o cálice, sem deixar que caiam respingos. O líquido e o cálice jamais devem tocar a torneira.

Isso garante o frescor da Stella Artois.

7.    A Guilhotina

Nesta etapa, o chopeiro deve retirar o excesso de espuma. Para isto, deve usar espátula especial de Stella Artois, inclinada num ângulo á 45°, passando-a sobre o cálice bem apoiado no balcão para retirar as bolhas maiores. Isso garante que a espuma dure mais tempo. Depois a espátula deve ser colocada num outro copo, com água limpa.

 8.    A Regra Inviolável

É  fundamental para garantir o sabor e o aroma de Stellla Artois. Além disto, ajuda a manter a sua temperatura. A altura ideal é de dois dedos: mais ou menos 3 cm.

 9.     A Premiação

Vire a marca do cálice para o cliente, segurando pela base e com a logomarca voltada para o consumidor. Enquanto ele se delicia com a sua obra prima, deseje “Saúde!”.

COMENTÁRIOS