Editor's Rating

Santo Grau Pedro Ximenes

9
Apresentação
8.5
Aroma
8.5
Sabor
9
Sensação

Uma das coisas que me deixa mais alegre é quando o porteiro me interfona para buscar alguma encomenda na portaria do condomínio. Mas a alegria só é plena quando descubro que a encomenda é alguma bebida para experimentar e escrever no blog. Essa semana chegaram aqui as cachaças Santo Grau Pedro Ximenes e Cinco Botas e como prometido no post de lançamento, vou resenha-las para você.

Só para relembrar, a Santo Grau Solera Pedro Ximenes é envelhecida nos mesmos barris de carvalho utilizados para amadurecer o mais antigo vinho de Jerez, o Pedro Ximenes. Já a Santo Grau Solera Cinco Botas é envelhecida nos barris (ou “botas”, em espanhol) de outro tradicional vinho de Jerez, o Oloroso da Osborne e isso resulta em características ímpares que eu, sinceramente, nunca encontrei em nenhuma cachaça nesse mundo.

Santo Grau Pedro Ximenes PX

Com a Santo Grau Solera Pedro Ximenes a surpresa começa logo na apresentação. Só de servir pode-se ver a película oleosa que se forma nas bordas, acusando, segundo os especialistas, a cachaça de qualidade. O aroma é único mas o que chama a atenção é o sabor e a sensação ao colocar a cachaça na boca. Mesmo se tratando de uma autêntica cachaça a sensação” licorosa” é marcante e inesquecível. Essa sensação, causada pelo descanso em barris do Jerez que acrescentam uma doçura que facilita demais aos iniciantes a apreciarem e convencem os mais experientes da qualidade da bebida.

Santo Grau Solera Cinco Botas

Santo Grau Solera Cinco Botas é um pouco menos surpreendente mas igualmente boa. O sistema de solera deixa a mesma aparência da PX, com uma cor diferente das “douradas” que acostumamos a ver por ai. Também está presente a película oleosa deixando entregando a excelente qualidade Santo Grau. O aroma é mais tímido que o da PX e não temos a sensação adocicada, tornando-a mais tradicional. Vale ressaltar a sensação picante e o sabor de baunilha e torrado que são tão marcantes quanto o adocicado da PX.

Sem duvida as cachaças raras de engenho da Santo Grau redefinem o padrão de cachaça premium e refinam e agregam valor ao ascendente mercado de bebida nacional. Com a maestria que são produzidas não é de se duvidar que substituam o uísque em momentos de intimidade e descontração. Vale ressaltar que elas entendem o gosto  tanto dos iniciantes quanto aos já iniciados. Saiba mais sobre elas e outros rótulos da marca no site da Santo Grau. E lá tem até os links para você comprar online.

COMENTÁRIOS