Sommelier de Cervejas a profissão que mescla paixão e técnica capaz de agrupar especialista na arte do serviço cervejeiro e chega a ter remuneração de até R$ 4.000,00. Com todos os buzz que as cervejas artesanais começaram a ganhar a profissão deixou de ser desconhecida. Junto com os clássicos sommeliers de vinho, este já é o ramo mais forte da sommelieria e que têm ganhado cada vez mais participantes nos últimos anos. A formação iniciou-se em 2004 na Alemanha pela Doemens Akademie, hoje marca presença em todo o mundo e vem conquistando brasileiros e brasileiras por todo o país.
Os embaixadores da sofisticada cultura das cervejas, com senso ético e profissionalismo, atraem os consumidores às variedades e ao consumo inteligente das cervejas. Nos cursos, os alunos aprendem todas as habilidades em torno da degustação e conhecimento cervejeiro em seu mais elevado nível. O que inclui o processo de produção, os diferentes estilos, a correta seleção para harmonizações gastronômicas, a perfeita apresentação e serviço.
E não é apenas na arte da cerveja só como bebida que eles são instruídos, como também na gastronomia, o sommelier será capaz de criar menus, aconselhar na preparação de pratos com a bebida e organizar compras e estoques. É ele também quem faz de tudo para melhorar e garantir a qualidade do serviço de chope.
“O sommelier de cervejas realiza o serviço com excelência, conhece os tipos de produção, analisa sensorialmente os variados estilos da bebida, cria harmonizações com a gastronomia, elabora cartas de cervejas adequadas ao ponto de venda, conduz eventos e experiências, sempre norteado pela ética e consumo responsável. A formação é procurada especialmente por profissionais de restaurantes, bares, hotéis, lojas, cervejarias, distribuidoras, importadoras, mas também atrai muitos entusiastas e curiosos”, afirma Tatiana Spogis, da Academia Barbante.
Para os interessados, a Academia Barbante tem em sua grade de cursos a formação para Sommerlier de Cerveja, certificada pela renomada escola alemã Doemens Akademie. O curso tem carga horária de 100 horas e custa R$3.900,00.
A atuação do sommerlier:
– Bares e restaurantes – O especialista é responsável por apresentar a carta de cervejas da casa aos clientes e fazer a indicação para harmonização dos pratos. Há também a possibilidade de atuar como consultor em restaurantes, elaborando a carta de cervejas, negociando com distribuidores e realizando treinamento das equipes de atendimento.
– Lojas e empórios – Em estabelecimentos comerciais, o sommelier realiza o controle do estoque da bebida, seleciona os rótulos mais adequados seguindo o perfil de consumo do público e é responsável pela qualidade de armazenamento da bebida.
– Importadoras e distribuidoras – O profissional pode atuar na definição do portfólio e seleção de rótulos, assim como auxiliar os departamentos de marketing e vendas em suas estratégias de negócio e comunicação, treinamentos, entre outras atribuições.
– Cervejarias –Na indústria, o sommelier está apto a elaborar e realizar análises sensoriais, testando os lotes e conferindo a qualidade da produção e ainda, em conjunto com o mestre cervejeiro, propor e criar novos estilos.
– Jornalismo e agências de publicidade – O profissional poderá atuar em mídias especializadas e agências voltadas ao segmento de bebidas, auxiliando especialmente no desenvolvimento de conteúdo e revisões técnicas.