A iniciativa, que acontece pela primeira vez fora dos EUA, é resultado de uma parceria com a Sony Music e contará com a participação de grandes nomes da música sertaneja brasileira, como Bruno & Marrone, Victor & Leo, João Bosco & Vinícius, além de Luan Santana e Michel Teló – artistas gentilmente cedidos pela gravadora Som Livre. O evento terá apoio oficial da Skol, que vai ajudar a montar toda a infraestrutura necessária para transmitir um evento deste porte pela Internet. Você poderá acompanhar tudo, ao vivo, pelo www.skol.com.br/youtubelive
Por que Brasil?
“A efervescência cultural latino americana e o fato de o Brasil ser um dos maiores mercados de YouTube no mundo fazem do País a escolha natural para realizarmos o YouTube Live pela primeira vez na região”, afirma Alexandre Hohagen, diretor geral do Google na América Latina. “O grande desafio tecnológico de trazer um evento desta magnitude para o Brasil acabou sendo vencido com a ajuda dos nossos parceiros e nossa expectativa é que mais de 1 milhão de pessoas possam aproveitar e curtir o show online.”
No Brasil, a forte presença em redes sociais foi fundamental para ajudar a escolher os músicos para o evento. “A iniciativa do YouTube Live, reforça todas as nossas mudanças para a liderança do mercado da música e entretenimento: reunindo grandes talentos, produzindo eventos pela Day 1, usando variadas plataformas junto a importantes parceiros como o Google/YouTube, Skol e Som Livre. Oferecendo inovação e experiências marcantes para todos os fãs. Um grande momento para música, fãs e tecnologia”, avalia Alexandre Schiavo, presidente da Sony Music Brasil / Day 1 Entertainment.
Tecnologia
Com 150 profissionais envolvidos na produção, o Skol YouTube Live contará com três caminhões de unidade móvel de HD (high definition) com tecnologia especial para transmissão do sinal, mais de 20 câmeras HD e dois diretores de vídeo que garantirão total sincronia para o envio das imagens em tempo real.
Para permitir que todos os internautas brasileiros assistam ao show, o YouTube usará uma tecnologia que calcula automaticamente a velocidade da conexão do usuário que acessar o site. “O objetivo é oferecer a melhor experiência de vídeo para todos”, diz Flavia Simon, gerente de marketing do Google. “A própria plataforma tecnológica do YouTube recomendará a resolução do vídeo ideal para evitar delays na transmissão. Isso permitirá assistir ao show tanto em baixa como em alta definição.”
Nas redes
Para reforçar a presença como parceira oficial do evento, Skol desenvolveu ações exclusivas nas redes sociais para premiar o público com convites para o show. “O conceito do YouTube Live está em sintonia com o DNA de Skol: assim como a marca, o projeto é moderno e inovador. A web é hoje um meio essencial para manter contato com o nosso consumidor, que é jovem de espírito e irreverente, está sempre em busca de novidades e quer ser surpreendido. Temos certeza que o YouTube Live no Brasil vai surpreender”, afirma Pedro Earp, Diretor de Marketing de Skol.
O Google já realizou outras edições de YouTube Live com bandas como U2, Bon Jovi e Arcade Fire, além de músicos como Alicia Keys e John Legend. Até mesmo o presidente Barack Obama já lançou mão do recurso para alguns de seus pronunciamentos direto da Sala Oval, na Casa Branca.