De cara já sabemos as diferenças entre o vinho e a cachaça. Como por exemplo, um é de cana e a outra é de uva ou que um é destilado e o outro apenas deixado a fermentar. Mas e o que eles tem em comum? A Santo Grau nos prova que é pode ser o barril.

Com o lançamento da coleção CACHAÇAS RARAS DE ORIGEM a Santo Grau inovam com uma linha de cachaças de alambique que envelhecem por meio do também  tradicional sistema de soleira. É um desafio para encontrar sabores inimagináveis no mundo cachaceiro.

3

Para quem não conhece, o sistema de soleira (ou solera em espanhol) consiste em em um conjunto de barris de madeira usados para envelhecimento de bebidas. Os barris são empilhados em até cinco níveis, deixando as bebidas mais antigas embaixo, no solo (daí o nome solera), e os mais novos no topo.

Uma porção da bebida do barril mais antigo é removida e engarrafada. A parte utilizada é reposta com outra do penúltimo barril, seguindo assim sucessivamente até que o primeiro deles seja completado com vinho novo.

 Santo Grau Solera Pedro Ximenes

SANTO GRAU SOLERA PEDRO XIMENES

Uma das primeiras cachaças dessa coleção, a Santo Grau Solera Pedro Ximenes, tem em sua história uma mistura de origens de fazer inveja em qualquer estudioso. Vieram da Espanha gigantes barris contendo o mais antigo vinho de Jerez, o famoso Osborne Pedro Ximenes, chegaram ao centenário Engenho de Itirapuã/ SP de navio,  para unir certa doçura em tanta tradição. Após anos de descanso em carvalho, o vinho Pedro Ximenes imbuiu suas características e essência de forma que elas ficaram absolutamente  impregnadas nestes tonéis. Ao reservar Cachaça Santo Grau nestes barris, descobriram uma cachaça rara e surpreendente,  amadeirada, com cor, sabor e aroma únicos, naturalmente adocicados ao paladar por influência do Osborne Pedro Ximenes.  Uma combinação indescritível e com uma completa experiência sensorial combinando aroma, visual e o sabor. Para ser apreciada em doses que revelam, em cada gole, a trajetória de uma verdadeira bebida.

Santo Grau Solera Cinco Botas

SANTO GRAU SOLERA CINCO BOTAS

Já a Santo Grau Solera Cinco Botas traz uma história de diferente origens. Barris (botas em espanhol) que envelheceram por muitos anos o tradicional vinho de Jerez, Oloroso da Osborne, foram trazidos da Espanha para reservar esta cachaça. A primeira solera tinha 5 tonéis e batizou a cachaça: 5 botas. Esta rara cachaça, historicamente amadeirada, apresenta aroma único e notas de torrado em seu sabor. Assim como a Pedro Ximenes, a Cinco Botas é uma experiência sensorial dinâmica, revelando novas tonalidade a cada dose.

Com essa coleção a Santo Grau deu um novo passo a experiência sensorial dos destilados. E você, empolgou com essa nova experiência? Eu já estou com as minhas aqui e em breve prometo um “degustamos” inédito com cachaças!

E se você quiser conhecer mais sobre as cachaças da Santo Grau pode entrar no site!

COMENTÁRIOS