No dia 28 de maio é comemorado o Dia Mundial do Hambúrguer. A data se originou porque neste mesmo dia, no ano de 1904, ocorreu a feira mundial de Saint Louis, nos Estados Unidos, e essa foi a primeira vez em que o hambúrguer foi apresentado oficialmente ao público, sendo o primeiro passo para a sua popularização.

De lá para cá o hambúrguer conquistou o paladar de pessoas no mundo inteiro, com uma enorme variedade de estilos e receitas. Além de ter conquistado também o coração de quem ama uma cervejinha, afinal a harmonização entre os dois pode realçar, equilibrar ou contrastar os sabores ali presentes.

Marina Pascholati, cervejeira da Ambev na Goose Island, explica que para harmonizar hambúrguer e cervejas, é importante prestar atenção nos ingredientes que o compõem, seu modo de preparo, e as principais características sensoriais da cerveja.

“As harmonizações podem ocorrer de algumas formas: equilíbrio de forças, isto é, pratos mais leves pedem cervejas mais leves e pratos mais pesados ou complexos pedem cervejas mais pesadas ou complexas; semelhança, quando encontramos uma proximidade entre os sabores presentes no hambúrguer e na cerveja; contraste, quando o hambúrguer e a cerveja vão ter sabores opostos, o que vai resultar em equilíbrio; ou ainda por complementação, quando os sabores presentes no hambúrguer e na cerveja devem se complementar, isto é, se combinar mesmo sendo diferentes”, explica Marina.

Para quem vai comemorar a data comendo um delicioso hambúrguer, a especialista dá algumas dicas e exemplos de rótulos para a harmonização:

Hambúrguer com bacon
Se o hambúrguer leva bacon como um dos ingredientes principais, minha indicação de harmonização é a Niobium, da Wals. Essa cerveja tem bastante presença. As notas de caramelo e tosta presentes na na carne e na cerveja vão casar muito bem. Além disso, o amargor acentuado e o alto teor alcoólico contrastam com a untuosidade do bacon e da carne.

  • Hambúrguer com molho de gorgonzola

Harmonizar gorgonzola com Barley Wine é uma combinação clássica! Em um hambúrguer com gorgonzola, o queijo vai se destacar bastante pelo seu sabor e aroma forte característico, por isso é importante escolher uma cerveja que tenha presença. A Barley Wine é encorpada, complexa e o alto teor alcoólico contrasta com o hambúrguer, deixando o paladar pronto para o próximo gole. Minha recomendação é a Bohemia Reserva, da Cervejaria Bohemia.

  • Hambúrguer com molho apimentado

Pratos com pimenta precisam de atenção porque cervejas amargas potencializam a sensação de apimentado. Então para os amantes de picância, recomendo a Colorado Indica. Já para aqueles que preferem reduzir a sensação de picância, a dica é harmonizar com cervejas mais maltadas, como a cerveja Honkers, da Goose Island. Além disso, as notas de tosta e caramelo presentes no hambúrguer e na cerveja serão semelhantes.

  • Hambúrguer com cebola caramelizada

Em um hambúrguer com cebola caramelizada uma cerveja como a Patagonia Amber é uma boa pedida. Ela tem corpo e amargor moderados, além de um pouco de dulçor vindo dos maltes caramelos, que vai harmonizar por semelhança com o caramelado da cebola. Além disso, tem um amargor leve, mas que vai ajudar no equilíbrio.

COMENTÁRIOS