A Oktoberfest , a mais tradicional festa cultural da cidade de Munique (Alemanha) chega pela primeira vez à maior metrópole da América Latina, vestindo e contagiando a cidade de São Paulo com as cores, a cultura e o jeito alemão de festejar.  Um dos eventos mais esperados por toda galera etílica, a 1ª Oktoberfest SP. O evento que acontecera nos dias 23, 24 e 25 de novembro.

Para garantir que a 1ª Oktoberfest de São Paulo se torne um elo entre os costumes de ambas as cidades (Munique e São Paulo), a Tedesco Comunicação, idealizadora e executora do evento, está investindo cerca de R$ 8 milhões somente na infraestrutura do evento. O Pavilhão de Exposições do Anhembi, um dos maiores centros de exposições da América Latina, foi escolhido para ser o palco que adotará as características típicas de um vilarejo da cidade de Munique do século XIX.

Antes de tudo vamos conhecer um pouco mais da historia da Oktoberfest.

A Oktoberfest é um festival de cerveja e uma feira de produtos e diversões celebrada originalmente em Munique (München), no estado de Baveira (Bayem), no sul da Alemanha e disseminada em vários lugares do mundo.

Em Munique, a Oktoberfest se inicia em meados de setembro e termina duas semanas mais tarde, no primeiro domingo de outubro – dai o nome Oktoberfest (em alemão, “Oktober” significa outubro, e “Fest” festa ou festival). No Brasil o festival começou a ser realizado em 1976 em Itapiranga/SC e hoje, é realizado em Blumenau/SC, Santa Cruz do Sul/RS, Igreijinha/RS, Marechal Candido Rondon/PR, Ponta Grossa/PR entre outras cidades.

A primeira Oktoberfest de Munique, em 1980, nada tinha a ver com a multidão de turistas, enormes canecos e cerveja e o parque de diversões da atual festa na capital da Baviera. Naquela época, foi instituída uma corrida de cavalos para comemorar o casamento do príncipe herdeiro Luis, mais tarde o rei Luis I da Baveira, com a princesa Teresa de Saxe-Hildburghausen.

A festa para qual estavam convidados todos os moradores de Munique, aconteceu num parque longe do centro, batizado Theresienwiese, em homenagem à noiva e até hoje o Oktoberfest de Munique acontece nesse parque.

O encerramento e ao mesmo tempo ponto alto da festa era a corrida de cavalos, com a presença da família real da Baviera. O enorme sucesso fez com que fosse marcada outra festa para outubro do ano seguinte e, assim, começou a tradição.

O festival de Munique é  o maior do mundo. Anualmente, cerca de 6 milhões de visitantes participam do festival e da feira em Munique.

A Oktoberfest esta presentes em vários países, no Brasil ela chegou com a cultura dos imigrantes alemães. No inicio do século XX,  diversas sociedades, como a SOGIPA de Porto Alegre, já promoviam a Oktoberfest. Contudo, foi na década de 1980 que as Oktoberfest se transformaram em grandes festas populares, com a criação das festas nas cidades de Blumenau (1984), em Santa Catarina, e Rolândia (1988), no Parana, além de outras cidades.

Esse ano de 2012 será especial para a Oktoberfest, porque será o primeiro ano que essa festa tão grandiosa e cheia de cultura estará na terra da garoa trazendo tudo que há de especial e divertido contido em todas as outras cidades, onde acontece a Oktoberfest.

A Brahma será o chopp e a cerveja oficial da primeira Oktoberfest de São Paulo, o que reforça o posicionamento da marca em fomentar as manifestações culturais regionais.

De acordo com a organizadora do evento, a 1ª Oktoberfest de São Paulo proporcionará, nos três dias de festival, momentos e atrações típicas, com bandas germânicas do Brasil e da Alemanha que prometem animar e mostrar ao público os costumes da região da Baviera. Comidas e bebidas típicas preenchem o cardápio, que inclui também o tradicional chopp, o elixir que brinda a alegria do povo alemão.

O evento será formatado para atingir principalmente dois públicos: famílias e jovens. Durante o dia, muita música, apresentações típicas e comidas marcam a festividade. À noite, a Berliner Nacht (Noite de Berlim), agitará o pavilhão, ao som de música eletrônica comandada por DJ’s diretamente de Berlim e do Brasil.

Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi (Avenida Olavo Fontoura, 1209 –  (Santana, São Paulo)

Para mais informações acesse: www.oktoberfestsp.com.br

E é claro que o Etílicos não ficara de fora desse mega evento, estaremos presentes todos os dias para depois trazer a vocês um review  bem bacana, mas alguns sortudos poderão participar desse evento junto conosco. Sim meu caro amigo, se você ainda não comprou seu ingresso o Etílicos te leva para essa festa.

Serão sorteados 2 pares de ingressos PISTA para o dia 23 de novembro, dia de abertura do evento, e como já é tradicional em todas as edições do evento, haverá uma cerimonia especial em que as autoridades abrem o primeiro barril de chopp (Sangria) para inaugurar o festival . E também serão sorteados 1 par de ingressos PISTA para o dia 24 e 25 de novembro.

Para você ser um dos sortudos e levar 1 par de ingressos, basta preencher o formulário abaixo e curtir a pagina oficial da Oktoberfest São Paulo e a pagina do Etilicos.com

O resultado os ganhadores será publicado aqui no post no dia 21 de Novembro.
O resultado os ganhadores será publicado aqui no post no dia 21 de Novembro.

Os vencedores da promoção Oktoberfest São Paulo foram:

Dia 23 de Novembro

Marcos Costas e Naya Fouquet

Dia 24 de Novembro

Felipe Alves

Dia 25 de Novembro

Valeria Carvalho

ENTRAREMOS EM CONTATO COM OS VENCEDORES VIA E-MAIL.

 

Viel Glück (Boa sorte em alemão para você entrar no clima)

 

COMENTÁRIOS