Depois da onda wiki, a moda colaborativa tomou conta da internet. A maioria dos sites tem sua parte colaborativa, afinal milhões de cabeças (organizadas) pensam melhor que uma. E porque não transformar a cultura colaborativa em uma cerveja? Foi nisso que pensou a turma da Doméstica, a primeira cerveja colaborativa do Brasil.

Segundo Téo, um dos criadores do projeto, o  valor pedido (9600 reais) não é para financiar uma cervejaria, e sim uma marca de cerveja. “Pode parecer estranho à primeira vista, mas a Doméstica em si não fabrica cerveja. Você (ou qualquer um) pode fabricar e então rotular a sua cerveja como Doméstica. Este dinheiro vai para distribuir as recompensas oferecidas no site, registrar a marca, manter o site/blog/wiki, organizar um evento de lançamento da marca e comprar alguns poucos equipamentos para conseguir fazer a visita na nossa cervejaria – uma das recompensas”afirma Téo, que ainda justifica “Nós (criadores do projeto) fabricamos cerveja por lazer e não pretendemos vender cerveja pelo menos em um futuro próximo”.

Bom, segue abaixo o briefing do projeto Doméstica para você avaliar se vale ou não sua colaboração:

Doméstica from Teo Benjamim on Vimeo.

Direto ao ponto
Queremos desenvolver, com você, um projeto inédito no Brasil. Uma bandeira da cultura livre e colaborativa. Queremos desenvolver a 1ª marca de licença aberta do país: uma cerveja feita de forma 100% colaborativa, que todos poderão desfrutar, usar, compartilhar, customizar, alterar e até comercializar futuramente, sem pagar royalties! Para entender melhor, navegue pelo texto abaixo e acompanhe a evolução do projeto no nosso blog CervejaDomestica.com. Se gostar, não deixe de compartilhar e “curtir” o projeto no facebook e de nos “seguir” no twitter! Valeu!
Cultura livre e o Creative Commons
A ideia da licença aberta surgiu com o Creative Commons (CC), que possibilita que o autor de qualquer obra escolha e comunique de forma clara e fácil o nível de licença dada a sua criação.

O conceito, simples e genial, já é muito comum no mundo de softwares e agora ganha força em outras áreas, permitindo que milhões de músicas, fotos, textos e basicamente qualquer produção humana sejam legalmente utilizados de várias formas, por qualquer pessoa – dependendo do tipo de licença usada no registro.

Por trás dessa ideia – que já virou um movimento – está a intenção de criar uma cultura mais livre, mais aberta e democrática, que amplia nosso acesso a obras, fortalece o desenvolvimento e transforma consumidores em produtores de cultura. Vale conferir mais sobre o assunto nesses vídeos:

Get Creative: explica a proposta de forma bem didática
Reticulum Rex: conta a evolução do projeto e seus resultados
Building on the past: um comercial mais inspirador e cool sobre o CC (em inglês)

Marca aberta?
No nosso caso, vamos registrar uma marca. Uma marca 100% aberta. Esqueça o que você conhece sobre marcas e pense fora da caixa. Qualquer um vai poder utilizar o rótulo, as receitas, o modo de preparo e fabricar a sua própria receita, estampando o nome “Doméstica” sem pagar absolutamente nada, independente da produção ser para consumo próprio ou para venda.

A ideia é que a marca Doméstica represente uma cerveja artesanal, da casa, e que seja um símbolo da cultura aberta e colaborativa; um elixir de inspiração para novas criações! Mas é claro que essa marca não atesta o padrão de qualidade  ou a procedência dos produtos. Então, cada produtor pode e deve se diferenciar de alguma forma. A ideia é essa. Use, remixe, compartilhe… A única condição é licenciar sua nova versão sob a mesma licença do CC.

Legal! Mas por que cerveja?
Pois, é… Remixamos dois símbolos culturais do compatilhamento! Ao mesmo tempo em que a cerveja nos ajuda a levar o tema de cultura livre para as mesas de bar (ou de casa!), fazer a primeira marca aberta do Brasil  com uma cerveja artesanal é uma oportunidade de disseminar essa prática, que a gente tanto gosta.

Poucos sabem, mas hoje, com alguns equipamentos e um pouco de conhecimento, é possível produzir uma ótima cerveja sem sair de casa! Fazer cerveja em casa, além de divertido, pode ser muito mais saboroso do que apenas beber cerveja comum.

A produção de cerveja artesanal é muito comum lá fora e começou a ganhar força no Brasil nos últimos anos – mas ainda há muito pela frente. Há aproximadamente 30 anos, os Estados Unidos atravessaram uma verdadeira revolução cervejeira. Cerveja americana era sinônimo de pobreza em qualidade e sabor. Hoje são mais de 1500 cervejarias artesanais na terra do Tio Sam. Estabelecimentos que inovam em estilos, técnicas e receitas, sem falar na qualidade que só uma produção meticulosa e artesanal pode trazer. Queremos fazer essa revolução no Brasil. E a doméstica é um convite para todos fazerem isso com a gente!

Para começar, vamos congregar o conhecimento sobre cerveja artesanal e disponibilizá-lo virtualmente. Pretendemos criar uma espécie de enciclopédia colaborativa (soa familiar?) com todo o tipo de informação sobre cerveja artesanal. Uma wiki do cervejeiro, útil para quem quer começar ou quem já faz parte deste grande movimento.

Queremos que você participe, aprenda – ensine! – e se envolva com este projeto. Através dele, você conhecerá melhor este ambiente social do “homebrewing” e, se já não é um artesão cervejeiro, esperamos que entenda melhor a beleza desta atividade. Não deixe de participar!

Essa é a primeira marca aberta do mundo?
Não. A Doméstica foi inspirada na “Free Beer”, homenageada na nossa imagem de capa do projeto. A Free Beer é uma cerveja de licença aberta criada por estudantes universitários e um artista na Dinamarca, que também  disponibilizaram a receita e o rótulo para qualquer um produzir livremente. A ideia é bem parecida com a nossa, na maioria dos aspectos. Até o Gilberto Gil, ex-ministro e defensor da cultura livre e do Creative Commons, aprovou. Dá uma olhada: link.

A Doméstica será mais do que a 1ª cerveja de licença aberta do Brasil, será feita de forma 100% colaborativa. Por isso, estamos aqui! Serão vocês que definirão se esse projeto vai acontecer, como será essa marca e qual será a receita de lançamento dessa cerveja.

O que precisamos?
O projeto precisa de R$ 9.600 para acontecer. Este dinheiro será usado para aperfeiçoar nosso equipamento da micro-cervejaria, fazer o site do projeto, o evento de seleção das receitas, entregar as recompensas, licenciar e finalizar a marca.

Mas para esse experimento ser colaborativo de verdade, também precisaremos da ajuda de vocês com sugestões de receitas e de logo! Cada colaboração vai receber uma recompensa especial, que pode ser vista ao lado. Confira!

E como a receita e o rótulo serão definidos e compartilhados?
Rótulo: todos estão convidados a enviar sua interpretação dessa marca, através de um logo aplicado ao rótulo. Preparamos um mini briefing para servir de referência – é só clicar aqui! A seleção também será feita de forma colaborativa. No começo de agosto, faremos uma votação do melhor rótulo no site cervejadomestica.com – no ar em breve!

Receita: convidamos micro-cervejeiros ou adoradores de cerveja para enviarem sua receita predileta. Vamos consultar especialistas para produzir algumas das receitas enviadas e elegeremos a receita oficial de lançamento em um evento de degustação aberto, no Rio de Janeiro. Você pode estar lá! O local e a data serão definidos e divulgados em breve, na área de “novidades e comentários” dessa página.

Após a conclusão do projeto (se bem-sucedido, claro), o logo e a receita eleitos serão disponibilizadas no site domestica.com.br – ambos licenciados pelo Creative Commons (veja aqui detalhes da licença).

Divulgaremos também histórias sobre essa jornada e registros do evento de seleção. No site, pretendemos dar continuidade a tudo isso e criar outros desdobramentos da Doméstica. Com você, claro.

Se você gostou, participe desse experimento colaborativo e torne-se um cofundador da 1ª marca colaborativa e aberta do Brasil!

Depois de colaborar com o projeto por aqui, não deixe de nos adicionar no Facebook, no Twitter e de acompanhar as novidades do projeto pelo Blog da cerveja para continuar fermentando essa ideia com a gente!! Obrigado!

Se você está convencido que doar pode ser um bom negócio, pode fazer no painel abaixo.

Caso tenha ficado ainda alguma dúvida sobre o projeto vale a pena  dar uma olhada na FAQ (http://www.cervejadomestica.com/p/faq.html) do projeto!