Pelo título você imaginou que era uma mulher na menopausa, certo? Mas não é. O engenheiro eletricista alemão Kurtis Ullein percebeu que ficava muito caro manter o consumo da sua cerveja[bb] favorita, a Franziskaner Hefeweizen, e resolveu montar uma máquina de fazer cerveja utilizando uma velha máquina de lavar[bb] roupas.

Quem fez cerveja sabe que é um trabalho artesanal complexo e que envolve bastante esforço manual. Em determinado ponto, por exemplo, é preciso separar o mosto do grão. Para tanto Kurtis usava uma escorredor. Segundo ele, várias vezes ele pensou em usar uma centrífuga para facilitar o processo.

Ele desmontou toda uma máquina, trocou as mangueiras e limpou os tambores e fez várias modificações no sistema elétrico para que a coisa toda funcionasse como desejava. Ele atingiu um resultado além do esperado, ele não só economizava tempo, quanto a industrialização do processo mudou o sabor da cerveja.

E graças à sua engenhoca ele consegue controlar temperatura, nível da água, extração e outros indicadores produzindo lotes de até 80 litros da sua deliciosa cerveja.

Você pode acompanhar todo o processo nesse 4 vídeos do post.

COMENTÁRIOS