No ano de 2007, a Eisenbahn cerveja especial que pertence ao portfólio da Brasil Kirin, realizou o primeiro Concurso Mestre Cervejeiro, o maior concurso ja realizado por uma cervejaria brasileira e no ano de 2016 a marca ira realizar o 7º Concurso Mestre Cervejeiro Eisenbahn. As inscrições já encerram (aaaaaaah), mas o lado bom é que já temos 15 finalistas prontos para mostrar o que sabem fazer de melhor, cerveja!
Foram recebidas mil inscrições, vindas de diversas regiões brasileiras, o que reforça a abrangência em território nacional da competição promovida pela Eisenbahn. Todas as receitas seguiram a lei Reinheitsgebot , que determina três ingredientes principais em suas receitas, água, malte e lúpulo.
Confira a lista dos 15 finalistas em ordem alfabética:
Adriano Sachweh – Santa Catarina
Alexsander Simões – Paraná
Carlos Eduardo Costa Vanini – Minas Gerais
Carlos Heinz Stahnke – Rio Grande do Sul
Carlos Henrique Pessoa de Menezes e Silva – Espírito Santo
Diego Silva dos Santos – Rio de Janeiro
Gabriel Campana Loureiro – Bahia
Lúcio Rogerio Botelho – Rio de Janeiro
Marco Antonio Valle Agostini – Pernambuco
Márcio Ribeiro Gonsalves – Minas Gerais
Marcus Vinicius Iatslv – Paraná
Rafael Dornelas Coradini – Rio Grande do Sul
Reginaldo Fernando Ravelli – São Paulo
Ricardo de Almeida Lima – Paraná
Vinicius Grigolo – Paraná
O julgamento das amostras foi realizado por um time de profissionais ligados à área como jornalistas, mestres e especialistas cervejeiros, comerciantes do segmento, entre outros que foram convidados a compor o júri. Todos os líquidos foram avaliados em degustação às cegas e nenhum juiz teve ou tem acesso às informações referentes ao autor da cerveja.
Em 2017, o concurso revelará a receita vencedora, que será produzida pela Eisenbahn como edição limitada e distribuída pelo país trazendo grande visibilidade para seu criador.
A 6ª edição do Concurso Mestre Cervejeiro Eisenbahn levou como desafio o estilo Irish Red Ale, uma cerveja Irlandesa muito apreciada em diversas partes do mundo. O carioca Leandro Ribeiro Marques conquistou o prêmio após 8 meses de concurso e enfrentando mais de mil inscritos. E na 7ª edição do Concurso Mestre Cervejeiro Eisenbahn o estilo escolhido é o Altbier, escolha comemorativa aos 500 anos da lei da pureza Alemã – A Reinheitsgebot
O estilo Altbier é um dos estilos raros alemães de cerveja da família Ale. É uma especialidade da cidade de Düsseldorf, na Alemanha. Um estilo que apresenta uma cerveja de cor cobre e aroma predominante de lúpulo.