Beber uma cervejinha, um vinho, uma boa cachaça sempre faz com que a gente tenha aquele click de criatividade, começamos a ter novas ideias, novos insights, e devemos muito isso ao álcool.

Segundo um estudo publicado por medical Daily, o álcool pode aumentar a capacidade mental de uma pessoa ao resolver problemas, e claro a sua criatividade.

Durante o experimento, homens que beberam dois copos de cerveja ou de vinho antes de passar por testes de raciocínio se saíram melhor do que os demais, obtendo não apenas o maior número de respostas certas, mas também apresentando mais agilidade do que aqueles que estavam sóbrios.

Apesar de essas descobertas irem contra a ideia geral de que o uso de álcool prejudica o pensamento racional e analítico, a líder da pesquisa, Jennifer Wiley, da Universidade de Illinois, em Chicago (EUA), acredita que uma dose “para firmar o pulso” pode ajudar a solucionar problemas de criatividade, já que o álcool reduz a capacidade da chamada “memória de trabalho”.

De uma forma mais simples, esse tipo de memória pode ser explicado como a capacidade de se concentrar em algo específico e se lembrar de um assunto enquanto se pensa em outro.

Existe uma pesquisa publicada no jornal Counsciousness and Cognition, que diz que aquelas pessoas que possuíam nível de 0,07 ou mais de álcool no sangue resolveram 40% mais problemas do que os participantes sóbrios.

Os que beberam foram capazes de completar a pesquisa em 12 segundos, enquanto que o restante respondeu na média de 15,5 segundos. Porém, Wiley faz questão de ressaltar que esse tipo de comportamento funciona apenas com quem bebe pouco, e não com as pessoas que bebem muito.

Outros especialistas no assunto afirmam que o sono saudável pode ser tão benéfico quanto o álcool quando a questão é a criatividade. Pesquisas anteriores comprovaram que as pessoas que podiam dormir antes de resolver um problema eram mais propensas a encontrar uma solução para ele.

E ai, será que você já esta pronto para aquela dose diária de criatividade? Bora beber, mas com responsabilidade e moderação.

COMENTÁRIOS