Já imaginou trocar a sua garrafa de cerveja vazia por uma dose de arte e música??? A cerveja Astra enxergou na dificuldade uma excelente oportunidade: oferecer uma experiência com a marca e ajudar a diminuir a quantidade de garrafas espalhadas por St. Pauli. E para isso ela criou uma espécie de vending machine (aquelas máquinas estranhas em que você deposita algo e recebe outra coisa como recompensa), que foi batizada de “The Astra Bottletheatre”.
Quem é fã de Beatles sabe muito bem da importância de St. Pauli – o famoso distrito da luz vermelha, em Hamburgo – na história da banda destruída pela vadia da Yoko Ono formada pelos garotos de Liverpool. Foi lá que, no começo dos anos 60, John, Paul e George, mais Pete Best e Stu Sutcliffe, se profissionalizaram como músicos, tocando em diversos clubes por quase dois anos.
A máquina funciona assim: Toda vez que alguém depositasse uma garrafa vazia de Astra no local indicado, uma pequena janela se abria e o show começava no “menor palco de St. Pauli”. Músicos, dançarinos, artistas performáticos… a cada hora era uma surpresa diferente, sempre ao vivo.
O tempo passa, o tempo voa…e hoje St. Pauli continua sendo um lugar de diversão, sobretudo para alemães e turistas bêbados, que deixam rastros enormes de garrafas vazias após noites homéricas de bebedeira. A coisa tava ficando feia por lá, e foi aí que uma marca de cerveja Astra se sensibilizou com a situação e resolveu agir…ao mesmo tempo em que se auto-promovia.
Pode parecer meio absurdo, mas o resultado final foi um enorme sucesso. Uma fila foi formada para devolver as garrafas de Astra e aguardar pela próxima atração. Do lado de fora, o público poderia dar gorjetas, aplaudir e até dar um like para o artista. Os espectadores também receberam um backstage pass, para ver o que rolava nos bastidores por meio de um aplicativo no Facebook. E como consequência a página oficial da Astra ganhou alguns curtidores a mais.
De fato uma bela ação de marketing. Quanto mais arte (e cerveja) melhor!
Veja o vídeo da ação aqui
Se existe uma máquina dessas naquela época, com certeza a vida John e Paul teria sido bem mais fácil…
Fonte: Brainstorm9