Como bem lembrou os nossos amigos do Papo de Bar, este mês de março tem tudo para ser o mês mais etílico do ano. Além da bebedeira convencional de uma festa tipicamente brasileira, o carnaval, que este ano está datado entre os dias 7 e 9 de março temos ainda uma celebração de origem gaélica que acontece no dia 17 deste mesmo mês. Palmas para você que respondeu o St. Patrick’s Day, ou o dia de São Patrício em nossa língua pátria ( e ainda em irlandês: Lá ’le Pádraig ou Lá Fhéile Pádraig). O dia de São Patrício é o dia em que os irlandeses celebram o padroeiro da Irlanda, e a festança conquistou o mundo pela alegria contagiante de suas festividades acompanhadas de muita cerveja e música irlandesa. O lema para as comemorações é: Tudo Verde!

guiness St. Patricks Day (ou dia de São Patrício)

Quem foi São Patrício?

São Patrício (386 — 17 de Março de 493) foi um missionário cristão e santo padroeiro da Irlanda, juntamente com Santa Brígida de Kildare e São Columba. Nascido na costa oeste da Grã-Bretanha, a pequena localidade galesa de Banwen é frequentemente referida como seu lugar de nascimento, embora haja muitas hipóteses sobre este facto. Quando tinha dezesseis anos foi capturado e vendido como escravo para a Irlanda, de onde escapou e retornou à casa de sua família seis anos mais tarde. Iniciou então sua vida religiosa e retornou para a ilha de onde tinha fugido para pregar o Evangelho. Converteu centenas de pessoas, muitas delas se tornaram monges. Para explicar como a Santíssima Trindade era três e um ao mesmo tempo utilizava o trevo de três folhas e por isso o mesmo tem papel importante na cultura Irlandesa. Foi incentivador do sacramento da confissão particular, tal como conhecemos hoje, visto que antes o mesmo era realizado de forma comunitária. Um século mais tarde essa prática se propagou para o restante da Europa.

green beer guinness pints st patricks day St. Patricks Day (ou dia de São Patrício)

A crença popular atribui a São Patrício o desaparecimento das cobras da ilha onde fica a Irlanda sendo a razão de em algumas gravuras do santo ele aparecer esmagando esses animais com seu cajado. Mas algumas evidências científicas sugerem que a Irlanda Pós-Era Glacial não era habitada por serpentes.

Mas vamos ao que interessa. A festa!

O primeiro “Saint Patrick’s Festival” foi realizado no dia 17 de Março de 1996. Em 1997, tornou-se um evento de três dias, e em 2000 foi um evento de quatro dias. Em 2006, o festival durou cinco dias.

4445918701 88ef7745e2 z St. Patricks Day (ou dia de São Patrício)

No passado, o Dia de São Patrício era apenas uma celebração da cerveja. Tornou-se um feriado público no ano de 1903. Na Inglaterra, foi introduzido no Parlamento pelo irlandês James O’Mara. Mais tarde, O’Mara introduziu a lei que proibia que os pubs fechassem no dia 18 de Março, uma providência que só foi mudada nos anos 70. A primeira manifestação ocorreu em Dublin, no ano de 1931, e foi criticada pelo ministro Fitzgerald.

A primeira celebração desse feriado foi nos Estados Unidos em 1762, quando soldados irlandeses que serviam o exército inglês marcharam pelas ruas de Nova Iorque. O desfile os ajudou a conectarem-se com suas raízes, sua cultura e sua música.
Nos EUA, Canadá e Inglaterra a comemoração é bem ativa tanto que em Chicago – EUA  o rio da cidade é tingido de verde e o Chicago Bulls (famoso time de basquete da cidade) abandona seu tradicional uniforme vermelho e joga verde.
Uma pena que no Brasil essa cultura não é muito difundida, mas vem crescendo e se espalhando a cada ano. Alguns bares em São Paulo, Porto Alegre e Rio de Janeiro já tem tradição na data.
 41QP3AMXxcL St. Patricks Day (ou dia de São Patrício)
Você vai comemorar o St Patrick’s Day de alguma forma especial? Deixe um comentário e divulgue onde irá celebrar a data regado a cerveja. Teremos o prazer de divulgar em um post especial no dia.