Cerveja e café são duas bebidas que se unem diariamente, tem aqueles que bebem café de manhã para se manter ligado, focado e pronto para executar ideias, e a noite bebem cerveja para relaxar, se divertir, e ter aquelas ideias malucas para executar no dia seguinte tomando aquele cafezinho.

A cerveja x café no cérebro funciona de uma forma bem criativa, onde a cerveja é o pontapé inicial no cérebro para ter grande ideias e o café é o grande executor dessas ideias. Agora imagina tomar uma cerveja onde um dos ingredientes principais da sua composição é o café? Gênio.

Há cerca de um século, pubs irlandeses decidiram mesclar ambas bebidas e assim surgiu o Dufrain, também conhecido como Muddy Dublin, um drink feito com expresso e Guinness – hoje servido em bares de todo o mundo.

Aqui você pode ver como é feito esse drink, super fácil e rápido (vídeo em inglês, mas você consegue pegar a receita só olhando mesmo)

A mistura  fez tanto sucesso que inspirou muitas cervejarias, que desde a década de 90 apostam em bebidas aromatizadas com café. Nos últimos, anos, porém, essas cervejas se proliferaram. Em 2004, inclusive, a categoria de cerveja com café foi incluída no World Beer Cup, a Copa do Mundo das Cervejas, realizada anualmente em Colorado, nos Estados Unidos. À época, nove bebidas concorreram à categoria. Em 2014, o número de concorrentes foi de 109.

Com tantas variações de cerveja com café no mercado, nós selecionamos algumas cervejas que você precisa degustar, se você for amante do café e da cerveja

BADEN BADEN KAFFEE BIER

Foto: Hora Do Gole

Uma cerveja que nasceu a partir de uma conversa com Sr Carlos, um produtor de cafés especiais que sabe tudo do assunto e propôs o desafio para a cervejaria Baden Baden, que a partir de uma Dunkel e desenvolveu uma cerveja leve, saborosa, fácil de beber e com 4,8% ABV. Em sua composição leva dois tipos diferentes de café em sua mistura, o Acaiá e o Bourbon

COLORADO DEMOISELLE

Uma cerveja escura e obvio, se estamos falando de cervejas com café a Demoiselle da colorado não poderia ficar de fora dessa lista, é Porter feita com maltes importados e de qualidade e o melhor café da região da Alta Mogiana, com uma profunda cor marrom escura negra, forma uma linda espuma e de boa duração, uma cerveja densa com o aroma e sabor do café recém coado, maltes tostados e um leve cacau em pó.

O nome Demoiselle é uma singela homenagem ao grande brasileiro Alberto Santos Dumont, cuja família era proprietária de fazendas de café na região de Ribeirão Preto

 CIRILO COFFEE STOUT 

Cirilo é uma cerveja criada em homenagem ao personagem Cirilo da novela mexicana Carrosel, que sofreu aquele bullying do mal e em homagem a esse ser inocente o pessoal da Season criou essa cerveja de atitude e com sabor autentico e como os criadores dizem em três palavras – “in your face”.

Quando você começa a beber a Cirilo você ja sente o café logo de cara, o aroma e sabor predominante, dando espaço na sequência para um amargor de lúpulo high alpha americano, que traz consigo sabores herbais e apimentados.

No final, o café volta a marcar presença, e seu amargor é balanceado pelo uso de cevada tostada e maltes especiais, que dão todo o corpo da cerveja. É a perfeita desculpa pra substituir o café de todas as manhãs.

Se você curti as cervejas com café, comenta aqui no post que a gente traz mais novidades para vocês, e sempre que for postar uma foto com breja marca a gente instagram.com/etilicos e use nossa hashtag #CurtaEtilicos

COMENTÁRIOS