Uma garrafa de vinho considerada uma entre as mais raras do mundo foi leiloada essa semana por US$ 18.000,00 em uma casa de leilão em Londres. Preços exorbitantes em bebidas não são muito novidade por aqui, a não se por um motivo. Possivelmente o vinho dessa garrafa está intragável pois sofreu com a oxidação.
Mas o que fez esse Chateau Mouton Rothschild 1945 ser arrematado por um colecionador privado europeu por um valor tão expressivo? Simples, seu valor histórico.
O V desenhado no rótulo do Chateau Mouton Rothschild 1945 foi ilustrado pelo francês Philippe Jullian para celebrar a vitória dos aliados sobre a Alemanha nazista durante a Segunda Guerra Mundial, também representa o triunfo sobre as condições climáticas difíceis para os vinhedos de Bordeaux na época, incluidas uma dura geada e uma onda de calor que provocou uma seca.
Mas como sabem que o vinho não estava bom se não foi aberto?
O ullage, jargão do setor que se refere ao espaço entre o vinho e o fundo da rolha, estava abaixo do gargalo, “o que denota uma chance maior de o vinho estar oxidado e, portanto, de não poder ser tomado”, disse Richard Harvey, diretor global de vinhos da Bonhams.
O mesmo ainda alegou que se não fosse esse “pequeno probleminha” a garrafa valeria o dobro.