Você já saiu para jantar e quando menos espera alguém da mesa ao lado tira da bolsa uma garrafa de vinho. Estranho né, mas nem tanto. Não è uma atitude muito rara alguns consumidores levarem para restaurantes sua própria bebida. Ainda mais quando elas não estão disponíveis no cardápio do estabelecimento.
Mas não ache que é só passar no supermercado, comprar um vinho a preço mais sugestivo que se comprado no restaurante e leva-lo para economizar alguns trocados. Restaurantes que aceitam que o consumidor leve a própria bebida cobram uma “taxa de rolha” para fornecer as condições ideais para você degustar lá que é deixar o vinho na temperatura certa – caso ele não tenha chegado previamente acondicionado –, oferecer taças adequadas, decantar se for necessário etc.
Mesmo que não escrita em lugar algum, segue uma cartilha de como se comportar caso queira levar a sua garrafa em um jantar especial.
Informe-se se o restaurante aceita que você leve sua própria bebida;
Faça reserva e pergunte o valor da taxa de rolha. Alguns cobram de 20 a 50 reais por garrafa. Outro lugares cobram mais de 100 reais, o que significa que mesmo de forma velada, eles não querem que você apareça lá com a sua garrafa;
Tenha certeza de que a bebida que pretende levar não é oferecido na carta do estabelecimento, leva-la de casa não é questão de economia, mas sim de momento especial e rótulos especiais.
É importante que a bebida harmonize com a refeição servida;
Seja discreto ao leva-la. Embale-a em bolsa específica para transporte e entregue-o diretamente ao maître ou sommelier antes mesmo de ir tomar seu lugar à mesa;
É de bom grado, além da sua bebida, consumir algo da carta do restaurante. Por exemplo: um espumante de entrada ou um vinho de sobremesa ao final;
Cobrada taxa de rolha ou não, deixe um valor de gorjeta equivalente ao que seria dado caso tivesse sido consumido um vinho da carta.
A dica mais importante é mesmo o bom senso. A bebida, para ser levada de casa tem que ser algo especial.
E você, já fez uso dessa opção? Concorda ou discorda? Deixe sua opinião nos comentários.