O Festival Internacional de Cerveja e Cultura (FICC) com mais de cinco anos de de historia e seis edições, será realizado em 2020 em formato inédito. Devido à pandemia, a programação será veiculada em plataformas digitais, fazendo com que o público participe sem sair de casa. Com um sobrenome pensado justamente para esse período em particular, o FICC Em Casa acontece entre 14 e 20 de setembro, com uma edição especial, a maior até hoje.
Em 2015, o que começou com um festival de música sertaneja, agora se transforma em um encontro de experiências. O evento se consolida como o mais importante no ramo de cervejas especiais em Minas Gerais.
Este ano, estão na programação modelos de lives especiais, com performances veiculadas no próprio Instagram do festival (@festivalficc) e no canal do YouTube.
As principais cervejarias mineiras e algumas do Brasil participam do festival, com destaque para a produção de Belo Horizonte. A estrela internacional é a uruguaia Patricia Lager. Também acontecem shows musicais on-line com bandas de grande expressividade e mesas de debate, um espaço aberto para a cultura e o conhecimento.
Entre as atrações musicais, o FICC recepciona um time seleto de artistas. A Singles Plays Pearl Jam faz live comemorativa de seus 20 anos de estrada, a única banda no mundo licenciada pelo Pearl Jam para, inclusive, comercializar interpretações das canções da trupe de Eddie Vedder.
Os Marcianos, conjunto formado pelos músicos PJ, baixista do Jota Quest, e Kiko Peres, guitarrista e fundador do Natiruts, junto a Xande Tamietti, do Pato Fu, e Adriano Faquine, ex-parceiro de Cássia Eller, nesta edição do FICC convidam especialmente o cantor Rogério Flausino para a transmissão pela internet.
A Bob Malas é uma reunião de grandes bandas da capital mineira, que se unem para homenagear Bob Marley.
Para a apresentação no FICC, estão músicos do Skank, Pato Fu, Jota Quest e antigos integrantes do Tianastácia, como PJ, Henrique Portugal e companhia. Entre outros nomes da cena artística e musical, o festival também recebe uma live de blues com um convidado internacional. A banda mineira Audergang convida o saxofonista e clarinetista holandês Ben Mendes.
Agora falando em gastronomia, um ponto alto será o FICC Burger Beer. Djalma Victor e Paulo Vasconcelos são os chefs convidados para fazer um hambúrguer com molho à base de cerveja. terá ainda um bate-papo com representantes de botecos, com a participação de Nenel, Bolota e Bruno Vilaça, do Butecos do Coração, projeto criado durante a pandemia para fomentar financeiramente os estabelecimentos do ramo que vêm até enfrentando o risco de fechar as portas. A live com os botecos será transmitida diretamente do Bolota’s Bar e tem como atração o músico Maurinho Berrodágua.
O festival prevê a discussão de conteúdos paralelos, com temas relacionados a gastronomia, acessibilidade para eventos, assuntos relevantes e atuais do mercado cervejeiro, como a reinvenção do setor, no cenário do novo normal.
No cronograma, live sobre responsabilidade social e acessibilidade para eventos (14/09), live de Buteco (15/09), Webinar/Mesa cervejeira (16/09), Cozinha Show (17/09), live de Blues (18/09), live musical (19/09) e live de encerramento na Colder Cervejaria.
Em ação solidária, tudo o que for arrecadado com o evento será revertido para o Instituto Viva Down (@vivadown), e os projetos Salve a Graxa BH (@salveagraxabh) e Butecos do Coração (@butecosdocoracao). As pessoas que fizerem doações terão a chance de participar de um concurso cultural e concorrem a prêmios.
Os assinantes do clube Cervejabox receberão um kit de cervejas, com marcas como Albanos, Krug Bier, Capa Preta, Sátira e Laut Beer, além da estrangeira Patricia Lager, para degustação.
Outra opção, para quem não é assinante, será o kit Beer FICC, disponível para compra on-line, que será entregue em casa durante o período do festival com opções de cervejas, além de copos e camisas.
Até hoje, são seis edições do FICC, mais de 500 artistas escalados, mais de 200 cervejarias envolvidas, mais de 500 rótulos de cerveja e mais de 100 mil participantes. Em 2020, todos os protocolos de segurança quanto à prevenção do coronavírus serão seguidos nas gravações das lives.