A todos os cachaceiros do Brasil, no dia 13 de setembro é comemorado o Dia Nacional da Cachaça e para quem não sabe, a data foi escolhida para celebrar a bebida tupiniquim por coincidir com a ocasião na qual sua fabricação e venda se tornaram oficialmente liberadas no Brasil: 13 de setembro de 1661.
A legalização se deu após a Revolta da Cachaça, ocorrida no Rio de Janeiro, contra as imposições da Coroa Portuguesa, que impedia a produção do destilado no país com o intuito de substituir a bebida pela bagaceira (aguardente típica de Portugal).
Com, aproximadamente, 40% de teor alcoólico, a cachaça é considerada como um produto cultural brasileiro, exportada para mais de 60 países – sendo a Alemanha a responsável por 30% de sua importação.
Anualmente, 1,2 bilhão de litros de cachaça são produzidos no Brasil – sendo São Paulo o maior estado produtor da bebida.
E, como uma história (e bebida) dessas não poderia passar em branco, o restaurante Falafada Delícias Mediterrâneas compartilha uma de suas receitas de caipirinha de cachaça que tem a rapadura como ingrediente principal.
CACHAÇA DE RAPADURA
Ingredientes:
60ml de cachaça de sua preferência
1 limão cravo cortado ao meio
2 colheres de chá de raspas de rapadura
Gelo
Alecrim e limão desidratado para finalizar
Preparo:
Em um copo, macere o limão com as raspas de rapadura. Então, acrescente o gelo e a cachaça e mexa com uma colher. Finalize com um ramo de alecrim, uma rodela de limão desidratado e uma pitada de raspas de rapadura.
Feliz dia da cachaça.
Rua Martinico Prado, 172 – Higienópolis, São Paulo
@restaurantefalafada