Responda rápido: qual a primeira bebida que vem à sua cabeça quando vc pensa em fazer um coquetel básico de frutas? Qual bebida que, juntamente com a cerveja, não pode faltar nas festinhas universitárias? bom, se você pensou em algo diferente de vodka por favor, faço questão de saber, mas não se pode negar que a mesma se tornou figurinha cativa no paladar etílico do brasileiro já há algum tempo. Portanto, vamos prestar um ligeiro tributo à tão aclamada (e muitas vezes destruidora de moral alheia) vodka.

Em suma, a vodka é originada da destilação de cereais fermentados ricos em açúcar e amido, onde sua principal característica é a pureza. A neutralidade, a ausência de sabor e cheiro particulares e seu aspecto incolor, também são aspectos importantes de sua composição.

É normal se associar a vodka à história e cultura russa, contudo existe uma grande discussão se a produção da bebida se iniciou ou não na Rússia. Isto porque a Polônia alegava sua descoberta e produção há mais tempo. inclusive a palavra vodka é uma mistura das duas línguas, onde vóda significa água em russo e zhiznennia voca remete a algo parecido como “água da vida”. Apesar de toda essa discussão quanto a sua origem, parece ter sido reconhecida a condição da Rússia como inventora da vodka, levando-se em consideração que há referências de seu aparecimento em Moscou entre 1430 a 1480.

Apesar de todo seu sucesso no leste Europeu e nos países nórdicos, apenas no início do século XX que a bebida se propagou para o restante da Europa. chegou aos Estados Unidos na década de 30, mas foi na década de 60 porém, que o sucesso da vodka se consolidou, sendo definida como uma bebida pura, um destilado neutro, que poderia ser apreciado puro ou em conjunto com outras bebidas, dando origem a vários coquetéis.

Vodka no Brasil

Não demorou muito para o sucesso do destilado chegar ao Brasil. Na mesma década de 60 a multinacional Seagram trouxe a bebida para nossas terras, sendo o primeiro exemplar de vodka no Brasil a Orloff. Foi o ponto de partida para os produtores brasileiros incluirem a bebida na lista de produção de seus destilados, feita a partir de cana-de-açúcar e arroz. Sua popularidade também aumentou por aqui devido a sua excelente combinação nos mais diversos coquetéis, principalmente na caipiroska, ou a chamada caipirinha de vodka.

Absolut vodka

Quem aqui não é apaixonado por ela? talvez uma das marcas  mais adoradas no mundo. De fabricação sueca, a Absolut vodka além do tradicional sabor neutro, diferencia-se pelos mais diversos sabores, explicando muito de sua fama. são algumas delas:

Família Absolut

  • Absolut peppar: a primeira com sabor (pimenta chilli). Graduação alcoólica 40%
  • Absolut kurant: sabor groselha. Graduação alcoólica 40%
  • Absolut citron: sabor limão. Graduação alcoólica 40%
  • Absolut mandrin: sabor tangerina. Graduação alcoólica 40%
  • Absolut vanilla: sabor baunilha. Graduação alcoólica  40%
  • Absolut apeach: sabor pêssego. Graduação alcoólica 40%
  • Absolut 100: com graduação alcoólica de 50%.

Curiosidades

  • A vodka não congela. seu alto teor alcoólico impede que ela congele, podendo ser facilmente conservada em freezer.
  • Existe uma “lenda” que diz que a vodka não proporciona a tão temida ressaca. De certo só podemos afirmar que por ela ser altamente pura, os ingredientes responsáveis pelo mal estar após a ingestão de bebidas alcoólicas estão ausentes. Contudo, isso não quer dizer que você pode sair por ai enchendo a cara e pensar que vai ficar novo no dia seguinte. Como já foi dito anteriormente, isso é uma “lenda”, não há comprovação científica, talvez prática, mas isso varia de organismo pra organismo.
  • segundo especialistas do mundo todo, os melhores acompanhamentos para se apreciar uma boa vodka são os aperitivos a base de peixes, mais particularmente o caviar. Aperitivos de carne e legumes também são uma boa pedida.
  • Os estilos de vodka mais conhecidos são: a Ocidental, a Polonesa e a Russa. A Ocidental é suave e com menos aroma e sabor. A Polonesa prima pela pureza. É mais suave, oleosa, adocicada e aromática do que a Ocidental. Já a Russa é muito parecida com a Polonesa  porém, proporciona uma sensação de queimação que a diferencia das outras (graças a quantidades mínimas de impurezas presentes em sua composição).

Russa boa. A vodka eu conheço.

A vodka é uma das bebidas mais populares e interessantes do mundo, sendo impossível destrincha-la em tão poucas palavras. Essa foi apenas uma humilde tentativa de fornecer algumas informações e curiosidades sobre tão apaixonante bebida, que tanto salvou aquela festinha americana da sua turma de faculdade. Que você tanto usou em seu suco gummi pra embebedar as suas amiguinhas (excelente tática essa, recomendo!). Enfim, se você tem alguma informação ou curiosidade acerca do assunto deixe em nossos comentários. E lembrem-se de visitar nosso livro de receitas, com várias dicas de drinks com vodka.

COMENTÁRIOS