Hoje tive a oportunidade de conhecer uma cerveja da terra do Bob Marley, Usain Bolt e tantos outros. A larger jamaicana de nome bem legal, a Red Stripe.
A Red Stripe é uma cerveja de baixa fermentação (tipo larger) ao mesmo nível das nossas cervejas ditas “comerciais”. Mas antes de avaliar ela mais afinco, vamos contar um pouco de história da marca.
A fábrica da Red Stripe fabricava exclusivamente refrigerantes, quando em 1927 foi implantada a produção de cerveja. Começaram produzindo uma English Ale de paladar “forte” e não caiu nas graças do povo, pois o país “caliente” demandava de uma bebida mais refrescante. Sofreu uma reformulação que a deixou mais leve e levemente adocicada. Aproveitando a presença de tropas norte-americanas e canadenses na Jamaica durante a segunda guerra, a cervejaria se lançou como uma opção ao tórrido clima da região, ficando assim conhecida mundialmente.
Visual
A apresentação da Red Stripe é bem interessante. Com uma embalagem que lembra antigos frascos de xarope e o rótulo impresso direto na garrafa (e avisos bem interessantes no rótulo traseiro) sem dúvida é uma cerveja que colabora com a decoração. Seu líquido é dourado e tem um pequeno colarinho de curta duração.
Aroma
É facilmente percebido as notas de malte e alguns cereais, Também vale destacar que é mais perceptivel a presença de lupulo que as nossas similares do mercado nacional.
Sabor
É uma cerveja que sem dúvida divide opiniões. Tem um sabor levemente adocicado, que colabora para que o malte se sobressaia ao lúpulo suavemente deixando apenas um leve amargor no final. É uma cerveja muito mais refrescante que saborosa.
Considerações
Se você está em busca de uma cerveja diferente, pode procurar em outro lugar. A Red Stripe é uma cerveja tipicamente latina. Feita para espantar o calor de países como Brasil e Jamaica. Se ela tivesse o mesmo custo das nossas nacionais, era sem dúvida uma das mais bebidas em nosso país.