Editor's Rating
Hoje eu acordei mais cedo, tomei sozinho um chimarrão…Procurei a noite na memória, procurei em vão…
Com a música Ilex Paraguariensis do Engenheiros do Hawaii damos início ao review da DaDoBier Ilex, uma cerveja marcante com um estilo único que leva a Ilex Paraguariensis (ou erva-mate) na receita.
Segundo o fabricante a DaDoBier Ilex é a primeira cerveja do mundo produzida com erva-mate e possui baixa fermentação, médio teor alcoólico (5% vol.) e eu tive o prazer de receber um kit para experimentar e resenhar aqui para vocês.
Não posso deixar passar a apresentação dessa cerveja. O kit empolga mesmo fechado quando apreciamos a identidade visual que foi criada pelo designer Sandro Fetter, em parceria com o ilustrador Bruno Henrique Junge. Dentro, além da garrafa e uma bolacha própria vem também um copo em formato de cuia e com uma base em couro muito bem elaborado.
Aparência
Com um líquido amarelo palha com um tom esverdeado a bebida se porta muito bem dentro da “cuia” com uma espuma médio-densa e de média duração. Seu corpo não é sedimentado e não deixa marcas no copo.
Aroma
Seu aroma é bem leve. Notas de biscoito, fermento e se você procurar, um pouco da erva-mate. Não vou dizer que deixa a desejar, mas passa como uma larger experimental, não deixando o aroma como algo marcante.
Sabor
Sem dúvida esse é o ponto mais controverso sobre a DaDoBier Ilex. Não controverso se é bom ou ruim, mas se poderia ser mais marcante. Fica perceptível o malte e o lúpulo, mas o mate que é o chamariz da bebida fica em segundo plano. Eu como apreciador de Tereré imaginei, antes de beber, que talvez pudesse acrescentar limão para associar a minha bebida de mate favorita, mas qualquer gota de limão sobressairia perante ao mate.
Sensação
É uma cerveja refrescante, balanceada mas pouco ousada. Assim como o tereré é refrescante e combina com um dia de sol e calor. Não sou tão fã do Chimarrão, que pela sua fama faz todo sentido se associar a cerveja a ele. Para quem aprecia, assim como eu, o sabor do mate e cerveja a Ilex é uma cerveja que não decepciona partindo do pressuposto que você quer uma cerveja com toque de mate e não uma cerveja de mate, como é comum imaginarmos.