A cada dia que passa nós etílicos de carteirinha acabamos bebendo mais e, com isso, descobrindo e aprendendo muitas curiosidades sobre o álcool, essa bebida que traz tantas histórias e boas risadas (quando consumida com moderação). Então ajudaremos você a ser um super entendedor do álcool na roda dos amigos com algumas dicas e curiosidades.
Você sabia que o álcool é um calmante? Isso mesmo, o álcool na verdade é uma substância calmante, que deixa a atividade cerebral lenta, ou seja, os sinais entre o seu cérebro e o seu corpo. O álcool pode ate fazer com que a gente se sinta super acelerado, animado e cheio de energia, mas na verdade seus efeitos são de calmantes.
Qual bebida alcoólica te deixa bêbado mais rápido? O vinho? A cerveja ? Shots detequila? O whiskey?
Na verdade não importa o tipo de bebida ou a quantidade de bebida que você ingere e sim a velocidade que a ela é consumida. Se olharmos por esse lado, o shot de tequila poderia nos deixar bêbados mais rápido pela facilidade do seu consumo, mas podemos ficar tão bêbado quanto se enchermos a cara de cerveja bem rapidinho.
Você já teve um apagão fragmentado? Eu acredito que sim, até porque um apagão fragmentado é quando você tem memórias confusas e períodos de desorientação tempo, por exemplo, você lembra que esteve bebendo no bar com amigos, mas não lembra como entrou no carro do carona, mas lembra que chegou em casa, mas não lembra como deitou na cama, ou seja você teve alguns apagões fragmentados.
E um apagão em bloco, será que você já teve? Novamente eu acredito que sim, quem nunca bebeu tanto que acaba não se lembrando de exatamente NADA da noite anterior, por exemplo, se você foi para o churrasco dos amigos da faculdade e encheu tanto a cara de cerveja, de shots de tequila, algumas doses de whiskey e as amigas da faculdade insistiram para você experimentar algumas caipirinhas e do nada acordou na sua casa, deitado na sua cama? O.o WTF? É meu amigo, você teve um apagão em bloco, e isso acontece quando o hipocampo que é uma área do cérebro responsável pela consolidação de informações de seus órgãos sensoriais, de seu corpo, de seus pensamentos e de seus sentimentos para criar memórias, e quando ele é afetado pelo álcool,ele se torna incapaz de criar tolerância a longo prazo, ou seja, incapaz de criar memórias.
Se pararmos para pensar que o álcool é uma droga licita e se for consumido em grandes quantidades pode nos deixar bêbados, apagar e acordar com uma bela ressaca, a gente continua bebendo porque não ligamos pra ressaca, mas você sabia que qualquer medicamento com efeitos sedativos — Xanax, Ambien ou opioides como oxicodona — pode apagá-lo mais fácil e até te matar, ou seja, cuidado ao ingerir qualquer remédio quando tiver consumido álcool ou se for consumir.
O álcool pode afetar várias partes do nosso cérebro, e isso só demora alguns drinks para fazer efeito — dependendo da genética e da tolerância — para o álcool entrar na sua corrente sanguínea e chegar no cérebro, interferindo diretamente nas áreas que dizem ao seu corpo o que fazer, ou seja, bêbado sabe o que fala, mas as vezes não sabe o que faz ¯\_(ツ)_/¯
As áreas mais impactadas pela bebida são:
- O caminho da recompensa: que controla os sentimentos de euforia, fazendo você se sentir bem.
- O cerebelo: que controla a coordenação motora, ou seja, o equilíbrio, o movimento e o tempo de reação.
- O lobo frontal: que controla o comportamento, a tomada de decisões e o controle dos impulsos.
- As amígdalas cerebrais: que fazem você se sentir ansioso ou com medo quando sente que está em perigo.
O que fazer para os efeitos do álcool passar mais rápido?
- Tomar um banho bem gelado?
- Tomar muita água?
- Tomar café?
- Tirar uma sonequinha?
Na verdade, para os efeitos do álcool passar você pode até tentar todas essas peripécias, mas o que realmente vai fazer com que você fique sóbrio é o ‘tempo’. Para os efeitos do álcool passar em nosso corpo, realmente temos que esperar todo álcool ser processo pelo nosso corpo.
O álcool é uma bebida maravilhosa, digamos que só não é melhor que a água (as vezes é), mas temos que ser conscientes e beber com responsabilidade, sem moderação, com muita curtição, muita diversão e risadas, mas com responsabilidade.
.