No dia 10 de novembro é comemorado o DIA DO TRIGO, uma grão muito importante para os cervejeiros que adoram apreciar os rótulos com malte de trigo e uma das primeiras opções para aquelas pessoas que estão iniciando no mundo das cervejas artesanais.
O malte de trigo é a base para a produção de alguns estilos de cervejas é sobre ele que vamos falar agora.
Hefeweizen beer ou Weissbier
“Weizen” quer dizer trigo em alemão. “Hefe” é fermento. Portanto são cervejas de trigo feitas para serem apreciadas com o fermento, o que lhes dá uma aparência turva e esbranquiçada. Assim, são conhecidas também como cervejas brancas, ou “weiss” na língua germânica. É tradicional do Sul da Alemanha, têm sabor frutado, lembrando banana, e fenólico, semelhante a cravo ou noz moscada. A cor varia de amarelo claro a âmbar claro, com uma bela e consistente espuma e com corpo de leve a médio.
Kristal Weizen
A cerveja de trigo alemã pode ser também filtrada, o que lhe dá brilho e características ainda mais frutadas, secas e refrescantes, ficando ideal para dias quentes. Aparenta ser mais leve que a Hefewizenbier por não ter o fermento.
Leichtes Weizen
“Leicht” significa light ou leve. Assim, é uma versão mais leve das Hefewizenbier. Apresenta os mesmos aromas típicos de banana e cravo, mas de forma menos intensa e complexa, com ainda menor teor alcoólico. Pode ou não ser filtrada.
Bernsteinfarbenes Weizen
“Bernsteinfarbenes” quer dizer âmbar. São cervejas mais escuras, com cor variando entre âmbar e marrom claro, também podendo ser ou não filtradas. Diferenciam-se ainda no sabor, que além do característico de banana e cravo, traz gosto mais adocicado e aromas lembrando caramelo e notas de panificação, em razão dos maltes de média coloração.
Dunkel Weizen
Feita com maltes escuros, é uma cerveja de trigo de cor marrom claro a escuro, com ou sem fermento. As notas aromáticas seguem o tradicional, com banana e cravo, mas com um caráter maltado mais intenso, lembrando broa, pães escuros e até achocolatado. Historicamente, a cerveja de trigo da Bavária era escura, e não clara.
Weizenbock
Uma Dunkel Weizen mais alcoólica e potente, similar às cervejas do estilo Bock, com aromas intensos de frutas escuras, como ameixa, e frutas passas, como banana-passa, uva-passa e ameixa seca. Com cor escura, é adocicada, encorpada – chegando até a ser cremosa em alguns casos -, além de aquecedora em razão do maior teor alcoólico. A partir dela são produzidas ainda as Eisbock, ainda mais alcoólicas, resultantes de um processo de extração de água por congelamento.
Berliner Weisse
Típica de capital alemã, é uma cerveja de trigo de caráter ácido, seco e leve, com bastante gás carbônico. Chegou a ser conhecida como “A Champanhe do Norte” pelo seu caráter de sabor forte. Hoje apenas uma cervejaria produz esse estilo, mas ele já foi muito popular no século 19. É normalmente servida com uma dose de calda açucarada sabor framboesa ou aspérula, ou ainda misturada à cervejas do estilo Pils para equilibrar a acidez. Tem baixo teor alcoólico.
Leipziger Gose
Estilo bastante antigo de caráter ácido e salgado, condimentado com lúpulo e coentro. Seu nome vem do rio Goze, que passa pela cidade de Goslar, perto de Leipzig, na Alemanha. O caráter salgado, incomum para uma cerveja, vem da própria água do rio, que é salobra, e o estilo permaneceu assim até hoje.
Witbier
“Wit” em flamenco quer dizer branco, numa analogia semelhante à usada na Weissbier. São também refrescantes e leves, mas a cerveja de trigo de tradição belga leva cascas de laranja e especiarias na receita, como coentro. E não lembra a tradicional dupla de banana e cravo das cervejas alemãs. O sabor é cítrico e condimentado, com final seco. Trata-se de um estilo antigo, que desapareceu após a Segunda Guerra mundial e foi retomado na cidade de Horgaarden, na Bélgica.
American Wheat Beer
Diferente da cerveja de trigo alemã, a tradição americana produziu uma cerveja de trigo que, assim como a tradição belga, não lembra o frutado e o fenólico. É um estilo que pode variar bastante, sendo claro ou escuro, com ou sem fermento. Mas lembra o sabor maltado do grão de trigo e lúpulo americano ou nobre, normalmente com notas cítricas e florais. As versões escuras também trazem caráter mais maltado, como as Dunkel Weizen alemãs
Comemore esse dia bebendo uma boa cerveja de trigo, cheers.
Créditos: Clubeer