Mas calma lá, mulherada. Antes de rolar uma crise, mulher tem mais é que beber muita cerveja sim. Mas vai ter que tirar o batom se não quiser perder aquele colarinho bonito do copo.
Sim, o batom destrói a espuma, porque do mesmo jeito que todo mundo fala que resto de detergente no copo mata o colarinho, a gordura do batom, gloss, brilho ou qualquer outra coisa que você passe na boca, vai romper as bolhas e acabar com a espuma.
O detergente, aliás, você pode não enxergar na hora de pegar o copo, mas se bolhas grandes grudarem no copo, pode ter certeza que tem resquício de sabão grudado ali.
Além do batom e detergente, outras gorduras podem quebrar as bolhas de espuma, como aquela gordurinha que fica nos lábios quando você come um frango à passarinho, por exemplo. Isso sem contar que a temperatura errada da bebida (muito gelada, no caso) e o teor de álcool também afetam a formação e durabilidade do colarinho.
Então, antes de reclamar da espuma, fique de olho desses detalhes. E você mulher, tire o batom e aproveite a cerveja como ela deve ser, com aquela espuma cremosa.