Eu nunca saí do país, não tenho vivência internacional, o pouco que aprendi de inglês foi jogando vídeo game, mas acho que tenho a propriedade de dizer: estão prostituindo o Pub.
Mas peraí. O que é um pub?
Para quem não é familiarizado, Pub é uma palavra derivada de Public House, e são estabelecimentos licenciados para a venda e consumo de bebidas alcoólicas. Mas historicamente, os Pubs eram pousadas (ou albergues), mas deixaremos as histórias para outra hora).
Como nesses países, o consumo de álcool em público não é bem visto, normalmente os pubs são ambientes fechados e não há serviço de mesa. É o famoso “você que se serve”. Que levou ao hábito da bebida ser servida em “rodadas”. Assim o “da vez” é responsável em ir comprar e buscar a bebida.
Caso precise ainda de exemplos, lembre-se do Maclaren’s Pub, aquele pub do “How I Met Your Mother”.
Sim, mas e daí?
O povo brasileiro tem a mania de “internacionalizar” as coisas. Temo implícito em nosso subconsciente que apenas as coisas importadas são boas. Até o uísque produzido aqui é chamado de Whisky. Nenhuma série de televisão é traduzida e até nacionalizamos palavras como deletar, drag queen, shopping center entre outras. Mas minha implicância não é nem em utilizarmos as palavras em outros idiomas e sim fazer uso delas de forma errada apenas para transparecer “requinte e sofisticação”. E um termo que é estuprado por essa mania nacional é o pub.
Hoje todo estabelecimento moderno quer ser chamado de pub. Boates são pubs, barzinhos são pubs já vi até restaurantes sendo chamados de pubs.
Um exemplo disso (e motivo para escrever esse texto) foi a inauguração de um pub aqui na região. Logo que recebi o convite via facebook comecei a questionar se realmente teríamos um pub ou seria novamente essa mania de “sofisticação” que o brasileiro tem.
Para minha tristeza, mesmo que já esperada, o pub seria mais uma casa noturna (bem fraquinha) que abriria quinzenalmente e que não tinha ligação nenhuma com as adoráveis public houses inglesas.
Pois bem, senhores donos de estabelecimentos. Vamos parar de prostituir essa local tão adorável quanto um pub. Afinal o pub nada mais é que aquele boteco que o cara abriu no quintal e não deixa você colocar a mesa na calçada. O pub é lugar para socializar, bater um bom papo, tomar sua bebida.
Posso estar apenas sendo chato, mas não vou a pubs que não são pubs. E você, qual a sua opinião sobre os Pub’s no Brasil?