“Antes só Vinho

do que mal acompanhado”

Vinho é uma bebida maravilhosa de boa, oriunda da fermentação alcoólica do mosto da uva sã, fresca e madura, e que resulta em uma bebida com graduação alcoólica de 8,6% a 14% em volume.

Para beber vinho você não precisa ser um especialista no assunto, mas você pode corrigir alguns erros bem comuns que muitas pessoas cometem.

ENCHER A TAÇA DE VINHO

Vinho não é, e nunca será como a cerveja, ou seja, não podemos degustar da mesma forma. Ao servir o vinho, nunca encha a taça até a boca, eu diria que 2/3 da taça um pouco menos é o suficiente para poder aproveitar melhor o vinho, sentindo os aromas e bebendo numa boa.

SEGURAR O VINHO PELO BOJO

Segure o vinho pela haste (toda taça de vinho tem uma haste) e não pelo bojo, porque assim você consequentemente estará esquentando o vinho com o calor das mãos. Mas se você quiser um vinho mais quentinho, fica a dica: Segure pelo bojo. Caso contrario segure pela haste e mantenha a temperatura em que ele foi servido.

VINHO MUITO GELADO

Beber bebidas geladinhas é maravilhoso e refrescante, mas esse não é o caso do vinho. Para começar nenhum vinho deve ser servido além de 20°C, e a temperatura varia para cada tipo de vinho, de 6°C a 8°C até 18°C. Aqui tem uma tabelinha.

BEBER O VINHO MUITO RÁPIDO

Primeiramente que vinho não mata sede, com isso,você não precisa virar a taça como se estivesse virando uma garrafa de água. Aliás, a água é uma ótima acompanhante de um bom vinho, logo que ajuda a hidratar e limpar as papilas gustativas para o próximo gole.

Tomar o vinho muito rápido faz você perder a melhor parte da degustação de um bom vinho, como sentir o aroma e cada nota no paladar. Então vamos com calma e aprecie o vinho.

ANALISAR O VINHO NO PRIMEIRO GOLE

Existem cerca de 6 milhões de tipos de vinho, nem todos vão agradar o seu paladar. É comum em restaurantes que o sommelier coloque um gole de vinho na taça antes de servir, mas isso serve só para você sentir se o vinho está bom! Nunca desista de um rótulo ao primeiro gole, de uma chance para cada vinho que você degustar.

COMPRAR VINHO PELO RÓTULO

Lembra do ditado: “Nunca julgue um livro pela capa” ? Pois é, ele pode ser usado e muito bem usado na hora de você escolher um bom vinho. O rótulo do vinho só serve para você ler as informações sobre o vinho, como uva, vinícula, ano e outras informações relevantes na hora de degustar o vinho.

HARMONIZAÇÃO DE VINHOS COM PETISCOS

Regras nasceram para ser quebradas! Isso mesmo, use e abuse das harmonizações com o vinho, não se prenda ao clássico como vinho tinto com carne vermelha e vinho branco com frutos do mar.

Experimente brincar com o seu paladar, o vinho é uma bebida fascinante que possui várias combinações, como carne vermelha com vinho rosé, frutos do mar com vinho tinto, frango com vinho branco e assim por diante.

Quem vai determinar se fica bom ou não é o seu paladar!

SEMPRE TOMAR O MESMO VINHO

Existem milhões de tipos de vinhos, desde o Tinto, Rosé, Branco, doces ou de sobremesa, fortificados e etc., E você realmente vai ficar amarrado em um único vinho? Faça seu paladar descobrir as maravilhas que os vinhos tem para nos proporcionar, buscando aprimorar cada vez mais e dar uma chance para outros tipos de uvas, regiões e envelhecimentos.

Eu tenho um tipo de uva preferido, o Cabernet Sauvignon, mas não deixo de degustar outras uvas, o meu paladar agrade.

Créditos

COMENTÁRIOS