Sim, quando digo espaço quero dizer aquele fora da Terra e não o espaço de uma sala, um porão, uma cozinha ou qualquer ambiente terráqueo imaginável. Pois talvez isso possa ser possível, mas você tomaria um whisky envelhecido no espaço?
E não é um whisky qualquer, mas sim o melhor da Terra, o propósito é estudar como a microgravidade pode fazer o álcool envelhecer mais rapidamente, ou seja, nada de bons drinks para nossos amigos astronautas, somente estudos.
O whisky cobaia nessa missão é da destilaria japonesa Suntory, que anunciou a sua parceria com a Agência de Exploração Aeroespacial Japão e da Estação Espacial Internacional logo após tirar o primeiro lugar como o melhor do mundo pela edição 2015 da Bíblia do Whisky, acabando com anos de tradição escocesa.
O lançamento está marcado para próximo dia 16 de agosto, ele irá voar a bordo de transferência de veículos da JAXA Kounotori. Um porta-voz da empresa comunicou que Suntory enviará dois whiskys diferentes: um com malte envelhecido por 21 anos e outro whisky que acabou de ser destilado.
Metade das amostras voltará à Terra depois de um ano, enquanto a outra metade permanecerá no espaço por mais um ano, apesar dessa missão inusitada, a Suntory não anunciou planos para o consumo futuro do whisky espaço.
Tenho certeza que quando esse dia chegar será um pequeno gole para o homem, mas uma garrafa para a humanidade.