Há alguns meses desembarquei na Ilha Esmeralda e claro que uma das melhores coisas que se tem aqui é a cerveja, não somente cerveja, mas a stout mais famosa do mundo que move a economia de mais da metade do país, isso mesmo! Nos anos 80 por exemplo, sete em cada dez habitantes da Irlanda tiravam seu sustento da fábrica da Guinness.
Além disso, quem desembarca nas terras verdes, também têm a possibilidade de visitar a famosa fábrica da cervejaria irlandesa, o tour mostra todo o processo de fabricação assim como toda a história e tradição da empresa e de quebra você ainda pode tomar uma pint por conta da casa 😉
Em 1759 o queridão de toda a Irlanda, Arthur Guinness, fundou a famosa cervejaria, em pouco tempo a empresa tornou-se o melhor lugar da Irlanda para se trabalhar. Muito conhecido por sua bondade, a empresa fornecia benefícios nunca dados aos empregados antes, como assistência médica gratuita (que com os anos daria lugar a um hospital próprio que atende apenas empregados e familiares), um pint de cerveja gratuito por dia e outros diversos tipos de benefícios.
Em seu processo de fabricação a cevada é convertida em malte, torrada, moída, misturada com água quente e reduzida a mosto. Após isso o líquido é filtrado e fervido com lúpulo, depois é inserida a levedura onde começa o processo de fermentação. Com a finalização desse processo a cerveja é clarificada, amadurecida e preparada para embalagem. Na visita a fábrica é possível inclusive conhecer todo o processo de fabricação de barris onde se armazenava a cerveja antigamente, um dos trabalhos manuais mais artísticos e ao mesmo tempo rústicos que já pude ver.
Chegando no segundo andar, podemos ter a experiencia de aprender como degustar corretamente a sua Guinness, em um determinado momento do tour você é levado para salas com diferentes decorações que ajudam e influenciam cada um dos sentidos necessários para se degustar uma cerveja, como o olfato e o paladar.
Como “a publicidade é a alma do negócio” na Guinness Factory é possível ver todas as campanhas mais icônicas produzidas para a marca, junto com seus logos, mascotes e todas as embalagens já produzidas e vendidas nos seus 250 anos de história.
Após toda essa enxurrada de informações você pode chegar a melhor parte, a Guinness Academy, lugar onde você aprende a tirar seu próprio pint de Guinness (uma arte) e o no último andar do prédio é possível bebe-lo majestosamente em uma vista de 360 graus de toda a cidade de Dublin, o que ao por do sol das 4pm da Irlanda(sim, no inverno escurece essa hora aqui rsrs….).
A fábrica é carinhosamente apelidada de “pint” pelos nossos amigos irlandeses e se fosse cheia de cerveja equivaleria a cerca de 14.3 milhões de pints de cerveja Guinness. Os passeios estão disponíveis de segunda à segunda das 9am até às 5pm e tem um custo de €18 (adulto/inteira) por pessoa comprando pelo site.
Se gostou compartilhe com seus colegas cevejeiros, se conhece alguém que é fã da marca compartilha também.