Ao pensar em vinho automaticamente somos transportados para o inverno em frente uma lareira em momentos íntimos e aconchegantes. Mas será que o vinho só serve para temporadas frias? Pro menos usual que seja, mesmo em altas temperaturas e até na praia é possível apreciar bons vinhos e deixar um pouco de lado a cerveja.
No verão, quando o calor é predominante, recomenda-se o consumo de vinhos brancos e espumantes, mas é sempre bom tomar algumas precauções para que a bebida não se aqueça com o calor. Já é costume em algumas praias, os turistas levarem seus coolers com saborosas garrafas de vinhos brancos ou rosé a mais ou menos a 8 graus centígrados. Também podem haver espumantes, que nesse caso,necessitam de temperaturas um pouco mais frias, aos 4 a 5 graus.
Uma das opções preferidas para se tomar debaixo do guarda-sol e com os pezinhos na areia são os brancos da uva sauvignon blanc. É um vinho leve e muito refrescante. Combina perfeitamente com praia.
Uma boa dica para resfriar o vinho é colocar a garrafa em um recipiente como um cooler com pedras de gelo, água gelada e sal grosso, para acelerar o resfriamento. Colocar a garrafa em um congelador por um curto período de tempo é inadequado, pois a variação de temperatura causa prejuizos ao aroma e sabor. Em hipótese alguma deve-se colocar pedras de gelo diretamente no vinho, senão o líquido pode diluir, afetando o sabor da bebida e copo de plástico, nem pensar. Use taças de acrílico, que garantem a sensação e a graça de beber bem e no utensílio adequado.