Que cerveja congela todo mundo sabe, e sabe também que depois fica uma porcaria. Mas o que a maioria não faz ideia, caro padawan da cerveja, é que isso só acontece com algumas e alguns estilos, principalmente se tiver uns ingredientes que não deveriam estar ali se quisessem ser chamadas de pilsen.
Bom, continuando a falar de nossa cerveja, trago hoje a história da Eisbock, para mim, o estilo mais por acaso das cervejas.
A história que se passa em alguns livros especializados é a seguinte, seu Manel, do botequim da esquina um taverneiro Alemão esqueceu alguns barris de Doppelbock fora do recinto, no violentíssimo inverno alemão, e o resultado foi que parte da Doppelbock congelou. Bom, algumas vezes na vida nós somos obrigados a dar um jeito, e foi o que o taverneiro fez quando se viu sem mais cerveja pra servir em seu estabelecimento e também, claro, pra diminuir um pouco do seu prejuízo. Em uma jogada de puro tino comercial, o pilantra empreendedor vendeu a parte não congelada da cerveja, e pra surpresa de todos (e dele próprio), foi muito bem aceita!
Alguns compostos químicos possuem pontos de solidificação mais elevados que outros, e por isso apenas uma parte da cerveja congelou, o mais interessante disso tudo é que, além da graduação alcoólica ter aumentado consideravelmente, foi-se descoberta uma cerveja riquíssima em malte, que acarreta na doçura, o que torna o drinkability dela bem alto!
Porém, nem tudo são flores. Podemos dizer que o estilo Eisbock é um desafio pra engenharia de alimentos, pois a cada 1L de Doppelbock congelado, conseguimos retirar por volta de apenas 65ml, o que não a torna muito comercial, e bem carinha, infelizmente.
Contudo, existe a vantagem de prepará-la em casa. Na Alemanha e em alguns sites na internet é vendido um aparelhinho especialmente desenvolvido para essa finalidade, chamado Bukanter, maaas, não é acessível a todos, mas aqui vai uma dica: sabe aquela sua garrafa de rolha que sobrou jogada na sua casa do réveillon? Ela pode se tornar o seu emulador de bukanter seguindo esses passos: Limpe e seque a sua garrafa muito bem, após isso, coloque 600ml de alguma Doppelbock de sua preferência, podendo ser uma Paulaner Salvator (que tem mais fácil acesso), após isso tampe sua garrafa. Lembrando de deixar um espaço de folga da garrafa pra não estoura-la quando congelar.
Leve ao freezer para congelar de pé (lembrando que com a dica do guardanapo congela mais rápido).
Após congelar bem, retire do freezer e vire-a em um copo largo deixando escorrer até que sua garrafa não esteja mais suada.
Assim você terá um pouco da doçura que é uma Eisbock!