Uma cerveja 100% natural e que faz bem para a saúde? Sim ela existe e foram os pesquisadores Francisco Pereira e Filipe Macieira, da Universidade de Minho (Braga, Portugal) que a criaram.
O produto começará a ser vendido em um restaurante que vai ser aberto pelos responsáveis pelo projeto. A produção também será feita no local.
De acordo com Pereira, a cerveja não é filtrada, ou seja, ela traz a própria levedura que contém sais minerais, vitaminas e compostos para a regulação do organismo humano. Além disso, o líquido não tem produtos químicos nem conservantes, tornando-o, assim, um benefício para a saúde.
“É um conceito inovador em Portugal, que acreditamos ter viabilidade. No próprio restaurante teremos uma mini-fábrica de cerveja 100% natural, feita exclusivamente a partir de cereais de produção biológica. E é essa mesma cerveja que será servida ao cliente”, afirma um dos pesquisadores.
Pereira e Macieira abriram uma empresa que tem capacidade de produzir cerca de 300 litros de cerveja por mês. De acordo com os dois pesquisadores, o produto é escoado em poucos dias, e tem tido uma grande aceitação do público.
A cerveja é servida em garrafas de 0,75 litros com rolhas de cortiça – semelhantes às do champanhe -, ao preço de 3,5 euros (cerca de R$ 10). Até o momento, os pesquisadores já desenvolveram cinco tipos de cerveja, entre elas a cerveja de trigo chamada “belgian ale” que, com 10% de álcool, é a mais forte e preferida do público. Já a “pilsner”, de origem checa, é a mais leve de todas.
Via: Ciência Hoje