Todos nós temos muitas duvidas sobre o que o álcool faz no nosso organismo, na nossa cabeça, no nosso corpo e na nossa vida social. O Etílicos sempre traz novidades interessantes para tentar diminuir essas duvidas frequentes que nós singelos consumidores, as vezes socialmente e outras frequentemente, do álcool temos.
O que será que influencia na bebedeira (ou no nosso porre de cada dia)?
ALEGRIA
Será que a alegria de estar curtindo um happy hour, colocando as fofocas em dia com as amigas, ou apenas jogando conversa com fora com os parceiros influencia na nossa bebedeira? Pois bem, o estado emocional que nos encontramos nesses momentos citados anteriormente entre outros momentos de felicidade, não interfere no nosso nível de bebedeira e nem no nível de álcool no sangue.
Mas quando a gente fica “alegre” aka “bêbado”, o álcool pode acentuar traços da nossa personalidade. Por exemplo, quando você fica feliz, tende a ficar ainda mais alegre e expansivo, isso porque o álcool altera o nível de serotonina, neurotransmissor ligado ao seu humor, por esse motivo as vezes podemos exagerar na dose e acabar pagando alguns micos.
TRISTEZA
Como já foi dito no tópico acima (Alegria), o estado emocional da pessoa não interfere no nível da bebedeira, porem se você for uma pessoa agressiva, pode virar um bêbado chato brigão! E se você acabou de tomar um chute na bunda da namorada, pode virar um bêbado melancólico, sendo assim, cuidado com o seu estado de espirito antes de beber, mesmo que o álcool seja bom nas alegrias e nas tristezas.
BEBER RÁPIDO DEMAIS
Todo mundo sabe que beber rápido demais pode nos deixar bêbado mais rápido, a concentração de álcool no nosso corpo aumenta quando bebemos muito rápido (tipo virando o copo de cerveja). O fígado leva, em media, uma hora para metabolizar uma dose de bebida, por isso, não beba rápido demais, beba socialmente, devagar, deguste sua bebida (com exceção da tequila, que deve ser tomada em um único gole), para que o seu organismo possa diluir toda a bebida.
MISTURAR BEBIDA
Todo mundo diz que misturar bebida deixa a gente bêbado mais rápido, mas não é bem assim. Tecnicamente, o que nos deixa bêbado e quantidade de álcool no sangue, sem importar o tipo de bebida que estamos consumindo. Por outro lado, quem mistura as bebidas corre o risco de ficar bêbado mais rápido porque tende a beber com “pressa” e a velocidade esta ligada ao porre!
É simples, quanto mais rápido a gente beber, pior sera o nosso porre, e misturar bebidas não piora o porre, mas pode piorar a ressaca. Por exemplo, bebidas escuras têm mais congêneres (substancia que da cor à bebida), quato mais tipos de congêneres no copo, maior a ressaca.
AMNÉSIA ALCOÓLICA
Porque perdemos a memoria depois de um porre (vodka curtiu isso)? Quando bebemos em grandes quantidades, o álcool acaba interferindo em varias regiões do nosso cérebro, fazendo com que a capacidade do seu funcionamento diminua ou ate que desaparecer, sendo umas das regiões mais afetadas a da memoria.
O estado emocional que nos encontramos antes de encher a cara também pode predispor a amnésia, por exemplo, quem vivencia momentos de estresse, depois de beber pode esquecer facilmente o que aconteceu.
URINAR
Alguns cientistas, aqueles que chamamos de amigos, dizem que quando a gente vai ao banheiro fazer aquele xixi (sou menina, eu falo xixi) ou dar aquela mijada (como os homens dizem) o nosso porre pode diminuir. A bebida alcoólica no organismo inibe a produção de vários hormônios inclusive o HAD, que é o hormônio antidiurético. É por isso que sentimos vontade de ir ao banheiro toda hora quando a gente começa a ficar bêbado. O processo é simples e logico: quanto mais a gente beber, mais urina a gente vai produzir.
MULHER BEBE MENOS
Eu posso afirmar aqui, que eu aguento beber mais que muito marmanjo que existe por ai, mas segundo pesquisas, mulheres aguentam menos que os homens, por possuir menos massa muscular, sendo assim, mulheres demoram menos para ficar bêbadas do que os homens (eu discordo!).
Os músculos são ricos em água e diluem facilmente o álcool no organismo, além disso, as mulheres possuem menos água no corpo do que os homens.
Mas vou dar uma dica para as amigas, após a ovulação, os níveis de progesterona estão mais altos, deixando a nossa resistência ao álcool maior.
DEU PT! PRECISA DE GLICOSE?
Glicose não cura bebedeira (viva com isso), antigamente os médicos ate faziam esse procedimento, porque acreditavam que o quando o individuo ingeria muito álcool poderia inibir a liberação de glicose pelo fígado. Hoje em dia sabemos que os nossos amigos etílicos não costumam estar hiperglicêmicos, ou seja, com alto índice de açúcar no sangue. Sendo assim, o máximo que você vai tomar no hospital, no caso de dar PT, é um soro com um coquetel de remédios para aliviar os sintomas da bebedeira, como enjoo e dor de cabeça.
Resumindo, beba com moderação, se quer ficar bêbado o mais rápido possível vire quantas doses de álcool conseguir, pode ter certeza que você sera o primeiro a ficar bêbado. Quanto mais a gente fica bêbado, mais a gente vai ao banheiro, e sabemos que ir toda hora no banheiro é um saco. Não adianta dizer ao seu amigo para ele comer docinhos enquanto bebe para ele não ficar bêbado tão rápido, glicose não cura o nosso porre! E por fim, beba na alegria e na tristeza, por que o álcool esta sempre conosco, não importa o estado emocional que nos encontramos.
Créditos: Super Interessante
"… hiperglicêmicos, ou seja, ter pouco açúcar no sangue…" Hiperglicêmico seria ter altos índices de glicose no sangue. (y)
Obrigada, atualizado 🙂
Livia Alves
Biólogo bebum chato que não tem mais o que fazer…
As ordens! =D