Depois de uma noite de bebedeira e esbórnia qualquer ser humano prometeria que ia deixar a bebida de lado até acontecer a próxima festa, certo? Não é o que a pesquisadora do MIT Media Lab, Dhairya Dand, fez. Ela, esperta que só, construiu cubos de “gelo” inteligentes que, assim como aquele amigo mais sóbrio, avisam quando você já bebeu demais.
Os mecanismos eletrônicos instalados no interior dos cubos calculam quanto e o quão rápido a pessoa bebeu, alternando as cores dos leds de verde para laranja e, quando estiver ultrapassado o limite, a luz vermelha. Se você exagerar e chegar a este nível, os cubos ainda enviam uma mensagem de texto a um amigo, através do smartphone.
Parece complicado né, mas a engenharia por trás disso é bem simples. Um microcontrolador e um receptor infravermelho são moldados dentro de cubos feitos de material gelatinoso. O microcontrolador calcula, através do acelerometro, o número de goles por bebida e, quando a bebedeira passa dos limites estabelecidos, o transmissor envia um sinal para o seu celular, ativando uma rotina de envio do sms de alerta com destino ao seu amigo.