Brigamos, lutamos e conseguimos: A cachaça é brasileira! Mas como você deve imaginar, não é exclusividade da nossa pátria ter uma bebida exclusiva. Muitos outros países tem uma bebida para chamar de sua. Conheça algumas bebidas típicas de alguns países e regiões do mundo.
A Escócia tem como ponto forte na sua economia a indústria de bebidas e o carro chefe dessa indústria é o uísque. A bebida é um destilado de grãos e envelhecida em barris. Dentre os whiskys, existem quatro modalidades reconhecidas: single malted, vatted, grain whisky e blended. A palavra uísque, ou whisky, é derivada de uisge, uma forma abreviada de uisge beatha, que significa em gaélico “água da vida”.
França: região de Cognac – Cognac
Como o próprio nome sugere, o conhaque é a bebida da região de Cognac, na França, sendo um nome patenteado e de uso exclusivo das bebidas produzidas na região. Ele consiste em um brandy, produzido a partir da destilação dos vinhos feitos com uvas deste local.
França: região de Champagne – Champagne
Assim como Cognac é de conhaque, Champagne é de champanhe. para levar esse nome, o Champagne é um vinho branco espumante produzido unicamente na região de Champagne, localizada no nordeste da França e produzida a partir das uvas chardonnay, pinot noir e pinor meunier. Começou a ser considerado durante as coroações dos reis da França, que aconteciam na Catedral de Notre-Dame de Reims e era servida aos convidados importantes.
Estados Unidos – Bourbon
Uma variedade de uísque produzida nos Estados Unidos e tem como ingrediente principal o milho, sendo envelhecido durante no mínimo em tonel de carvalho. Foi criada em 1789, no condado de Bourbon, no estado de Kentucky.
México – Tequila
Arriba, muchachos! Bebida típica do México e surgiu na região de Tequila, em Jalisco, e feita de agave-azul. A produção de tequila é exclusiva mexicana e limitada às regiões de Guanajuato, Michoacán, Nayarit, e Tamaulipas.
Japão – Sake
O saquê é a bebida tradicional do Japão. O saquê é um fermentado natural, com teor alcoólico em torno de 16%, cujos únicos ingredientes são arroz e água. Atualmente existem cerca de 1600 produtores de saquê no Japão, sendo que a origem da bebida foi na antiga capital japonesa Nara, no, século II.
Rússia – Vodka
A vodca é, sem dúvida, uma bebida Russa. É produzida a partir de destilados de cevada, milho, trigo, centeio, ervas, figos ou até mesmo batatas. Ela é sempre incolor e o teor alcoólico varia entre 35 e 60%.
Grécia – Ouzo
Não é só de pensadores que vive a Grécia. Além dos famosos vinhos gregos, a Grécia possui ainda uma bebida exclusiva. O ouzo é uma bebida feita à base de anis, e tem a denominação protegi exclusiva para o país. Ela é incolor, mas assim que misturada com água ou gelo assume um aspecto leitoso. Servida normalmente como aperitivo, seu teor alcoólico fica entre 37 e 50%.
Peru – Pisco
A única bebida que ainda gera discussões, o pisco é uma bebida fermentada de uva, com teor alcoólico entre 30 e 40%. A briga ainda existe entre o Peru e o Chile, já que a o Peru alega que o termo pisco só pode ser usado nas bebidas produzidas na região da “Villa de Pisco”, localizada no litoral do Peru, enquanto o Chile defende que este é um nome genérico.