Aos 91 anos de idade, faleceu no ultimo dia 04 de maio o violeiro, cantor e compositor José Perez, o Tinoco.
O artista sertanejo em atividade por mais tempo no Brasil, Tinoco foi vítima de uma insuficiência respiratória, encerrando uma extensa e respeitável carreira de sucessos.
Nascido a 19 de novembro de 1920, Tinoco junto ao seu irmão João Salvador Perez formam a dupla Tonico e Tinoco. Juntos os irmãos atuaam de 1930 a 1994, atingindo números impressionantes em toda a carreira: lançaram 83 discos nos quais estão registradas quase mil gravações, venderam aproximadamente 150 milhões de cópias e realizaram cerca de 40 mil apresentações. A dupla chega ao fim em 1994 com a morte de Tonico, porém Tinoco continua em carreira solo.
A dupla é considerada a mais importande dupla sertaneja, pois sobreviveu a todas as mudanças impostas ao estilo pela indústria fonográfica, mantendo-se ao mesmo tempo tradicionais e originais. É impossível falar de sertanejo de raiz sem lembrar da dupla. Nos últimos anos Tinoco vinha recebendo diversas homenagens, dentre as mais significativas a de Roberto Carlos em 2010 no especial Emoções Sertanejas.
Esta é nossa singela homenagem a este grande artista que deixará saudades na música popular brasileira e, como toda boa música caipira, o som de Tinoco deve ser apreciado acompanhado de uma boa cachaça.