A CERVEJA, a bebida mais amada e adorada por todos e até por aqueles que ainda tem a coragem de dizer que não gostam (no minimo porque não tomaram a bebida certa, na temperatura correta, no copo certo, sentindo cada nota, aroma e sabores etc.), deixa muitas duvidas no ar ou no paladar do cervejeiro, mas nós vamos desvendar os mitos e verdades sobre a nosso pão liquido sagrado.
1 – As melhores cervejas são feitas de puro malte?
MITO – Não existe cerveja melhor que a outra, cada uma possui uma identidades, ingredientes diferentes que faz com que ela seja unica e diferente das outras, com isso, agradando variados paladares. Esse mito que de as cervejas puro malte são melhores que as outras surgiu a partir da Lei de pureza alemã, onde o duque Guilherme IV da Baviera obrigada a utilização do lúpulo (aquela plantinha verde que da o amargor na sua cerveja), nessa época o lúpulo era utilizado basicamente para a produção da cerveja, e a matéria-prima era restrita e controlada para os produtores de cerveja terem noção do quanto foi produzido.
Hoje é em dia os cervejeiros já entraram em consenso de que a qualidade da cerveja não depende do uso do puro malte, até porque existem outras escolas como a americana e belga que produzem cervejas maravilhosas.
2 – Cerveja boa é cerveja clara?
MITO – NUNCA! A cor da cerveja não vai definir se ela é boa ou ruim, isso mostra a imensa variedade de cores cervejeiras que podemos encontrar no mercado como a cerveja amarela, dourada, âmbar, acobreada, marrom ou preta, dependendo dos ingredientes utilizados, mas a coloração não indica se é boa ou ruim e nem o teor alcoólico!
3 – A qualidade da cerveja depende da qualidade dos ingredientes ?
VERDADE – Tudo que é de qualidade vai trazer um resultado com qualidade, e com a cerveja não seria diferente, a qualidade do conjunto dos ingredientes na produção da cerveja é o fator mais importante na qualidade final do produto. Assim como na gastronomia, a receita de uma cerveja pode conter cevada, milho, arroz, laranja, pimenta, café e diversos outros ingredientes, mas se eles não tiverem qualidade, o resultado será ruim.
4 – Quanto mais amarga for a cerveja, melhor ?
MITO – Tem gente que diz que cerveja amarga é ruim, e tem outros (eu) que dizem que as cervejas mais gostosas são as que contém maior concentração de lúpulo, mas a qualidade da cerveja não depende da quantidade de lúpulo que contem na cerveja. Se quiser uma cerveja mais leve e refrescante opte por cervejas que contém cereais como milho, arroz e cevada, mas se quiser uma cerveja mais aromática procure por cervejas que trabalham com fermentação
5 – Milho é usado na cerveja brasileira para baratear a produção?
MITO – As cervejas AMERICAN LAGERS são produzidas com milho e/ou arroz e estima-se que 80% da população mundial consome esse tipo de cerveja. É comum as cervejarias utilizarem cerais mais acessíveis em seu pais, fazendo com que a cerveja seja mais acessível ao consumidor final, mas tudo depende da receita da cerveja.
Se a cerveja agradou ao seu paladar e ela contém milho e/ou arroz, o que importa é que você gostou, existe muito mimimi sobre cerveja com milho ser ruim, mas ela não é, até porque há cervejas muito complexas e caras no mercado mundial que utilizam milho em sua composição.
E se você tem preconceito com o milho e/ou arroz na cerveja basta você ler os ingredientes que constam no rótulo e não levar aqueles que possuem cereais não maltados e carboidratos.
6 – A qualidade da cerveja não depende do seu estilo ?
VERDADE – Existem muitos estilos de cervejas, e cada um reflete no modo como ela é produzida, os ingredientes de sua composição e até mesmo as condições climáticas da região. O estilo da cerveja é uma questão de gosto e de não de qualidade.
7 – O transporte e o armazenamento interferem na qualidade da cerveja?
VERDADE – Porque as alterações de temperatura, armazenagem e transporte podem interferir no sabor e no aroma da cerveja ate ela chegar no seu copo. O mais indicado para armazenar a sua cerveja é em locais arejados, frescos e que não bata sol. Quando for guarda-las, coloque-as em pé e não deitadas como os vinhos, e verifique a data de produção e de validade, porque quanto mais fresca a cerveja, melhor ela sera.
Ah, cerveja vencida não faz mal, apenas muda o sabor e aroma da cerveja.