Se você estranhou o título, espere ai que eu explico. O Rumtopf, que em alemão significa pote de rum é uma receita tradicional de Natal na Alemanha e em alguns países nórdicos e que começa a ser preparada no verão – em junho, (pois no hemisfério norte o verão é na metade do ano) – quando as primeiras frutas são picadas e misturadas a rum e açúcar mascavo, para estarem prontas na época do Natal.
Durante o período de festividades, os alemães comem as frutas conservadas no rum com pudins, sorvetes e bolos ou degustam a mistura como se fosse um ponche.
Existem várias versões sobre a origem da receita. Desde a mais surpreendente, que conta que um punhado de frutas caiu em um barril de rum e só foram descobertas durante o inverno, meses depois, e como era um período de vacas magras, resolveram experimentar. Outra, um pouco mais lógica, conta que o rumtopf surgiu da necessidade de preservar as frutas para os meses de inverno.
O rumtopf é bem simples de ser feito e você só vai precisar de um pote, rum, frutas como morangos, cerejas, pêssegos, peras, uvas, abacaxis, ameixas e açúcar mascavo. O preparo é feito de forma de acomodar as camadas de frutas picadas e cobrindo com rum e açúcar. A quantidade de açucar deve ser exatamente metade do peso da quantidade de frutas referente a camadas. Até dezembro, o pote deve ficar descansando em lugar escuro e fresco.