“Não me venha com esse papo fitness que o meu negócio é cerveja e churrasco”
Uma coisa que combina muito com amigos e cerveja é o churrasco, e ele pode ser feito ao dia, a tarde, a noite ou até na madrugada! Ué? Quem nunca fez um churrasco na madrugada, não é mesmo? 🙂
Seja qual for o horario do seu churrasco uma coisa que não pode faltar é CARNE! Churrasco sem carne não é churrasco, e fazer espetinhos na churrasqueira é uma das formas mais rápidas e práticas de fazer um churrasco, todo mundo adora e existem vários tipos. Mas você já pensou em harmonizar o seu espetinho do churrasco com uma cerveja diferente?
Então vamos harmonizar espetinhos de churrasco com cerveja SIM.
Espetinho de frango x Moagem Guavira Wit
Um espetinho de frango sempre cai bem, e se ele estiver bem temperado nós também podemos abusar de alguns molhos comoo molho Masala Chutney, que é bastante condimentado e levemente picante e uma Witbier como a Moagem Guavira Wit. O aroma cítrico e condimentado da cerveja combinam com as especiarias do molho, enquanto o leve dulçor do maltes absorve a picância do gengibre e combina com o gosto caramelizado do frango grelhado.
Outras opções: Hefeweizen, Bohemian Pilsner
Espetinho de coração x Anchor Liberty Ale
Quem não ama um espetinho de coração, não é mesmo? Mas tem gente que não gosta e temos que respeitar o gosto dos outros, mas nós amamos. Para harmonizar com essa iguaria uma cerveja um pouco mais intensa como a Anchor Liberty Ale. Esta cerveja, que foi lançada nos anos 1970 como American IPA mas hoje é considerada uma American Pale Ale (APA), apresenta aromas cítricos em destaque e na boca baixo dulçor e médio amargor. Aqui o lúpulo é o protagonista.
Outras opções: Vienna Lager, Porter
Espetinho de alcatra x Fürst English Ale
A alcatra é um dos cortes bovinos que mais encontramos em churrasco, carne molinha, mal passada, bem temperada fica uma delicia, e rende muitos espetinhos. Uma ótima opção de estilo de cerveja para harmonizar com esta carne é a Fürst English Ale, do estilo Extra Special Bitter (ESB). Para incrementar a experiência você pode servir a carne com um pouco de pimenta Chipotle com goiaba. O perfil maltado da cerveja, remetendo a caramelo, combina perfeitamente com o sabor caramelizado da carne grelhada, enquanto suaviza a picância da pimenta.
Outras opções: American IPA, Bock
Espetinho de linguiça x Dogma The Wallace
O que não falta em um bom e velho churrasco além da carne é a fomos linguiça, e existe uma grande variedade de linguiças no mundo – só na Alemanha são mais de 1.000 – e suas diferentes características pedem diferentes estilos de cerveja para harmonizar. Aqui temos linguiça calabresa que sempre tem nos churrascos, ela é picante, perfeitinha e cheia de sabor, e pode ficar ainda melhor se acrescentarmos um molho de pimenta Habanero e Bacon que tem perfil defumado para intensificar o sabor. Uma combinação dessas pede uma cerveja potente e maltada, escolhemos a Dogma The Wallace. As variedades de maltes que são característicos do estilo Strong Scotch Ale tem perfil caramelado, adocicado e leve defumado. O dulçor presente da cerveja suaviza a picância do molho e o alto teor alcoólico ajuda a limpar o palato e os gostos defumados se complementam.
Para uma experiência igualmente incrível prove também com uma Rauchbier.
Outras opções: Dubbel, Rauchbier
Espetinho de queijo coalho x Harviestoun Old Engine Oil
Um queijo ideal para colocar na brasa em qualquer churrasco é o queijo coalho, ele é um clássico do Nordeste brasileiro. Alguns molhos que combinam muito com o queijo coalho são os molhos doces e apimentados, por isso escolhemos o molho De Cabrón Sweet Chili que é quase uma geleia de pimenta. O médio dulçor da cerveja se equilibra com o dulçor e picância do molho, enquanto o gosto do queijo se mistura com o perfil torrado dos maltes da cerveja, gerando um novo sabor que lembra doce de leite e permanece na boca. Uma ótima opção tanto para começar quanto para terminar os trabalhos!
Créditos pelas dicas maravilhosas: Mestre Cervejeiro