Que cerveja é algo muito bom e saboroso todos já sabem, o que alguns ainda não sabem é que a bebida faraônica pode ficar ainda melhor quando harmonizada corretamente.
Acredite ou não, sabe o que combina melhor do que frio e chocolate? Cerveja, frio e chocolate (a cerveja primeiro, claro).
Segue um guia prático e rápido de harmonização de uma boa breja com um bom chocolate.
Antes de ler este guia, siga esta sequencia para uma boa harmonização
1- Beba um pequeno gole da cerveja.
2- Coma um pedaço do chocolate (ou do que estiver harmonizando).
3- Beba um gole um pouco maior da cerveja.
Sabendo disso, vamos as harmonizações encanta mulheres com chocolates.
Chocolate ao leite
Por serem mais doces, até um pouco caramelado as vezes, este tipo de chocolare harmoniza bem com cervejas do estillo Dubbel, ou uma Doppelbock são excepcionais pedidas para este tipo de chocolate, uma vez que com maior corpo e teor alcoólico um pouco mais elevado, o que retiraria um pouco do efeito da adesividade bucal que o chocolate nos deixa.
As cervejas recomendadas são:
Wäls Dubbel (Dubbel) e Paulaner Salvator (Doppelbock)
Chocolate Meio Amargo
Para os que não gostam do amargor da cerveja, sim, existem quem não goste, uma boa harmonização com esse tipo de chocolate pode até “sumir” com o amargor do liquido preciso. Uma boa harmonização para chocolates meio amargo são com certeza as de estilo Stout e Porter que são intensas e de sabores bem pronunciados (café por exemplo), além de levar malte torrado em sua composição, o que contrasta fantasticamente bem com o amargor leve do chocolate.
As cervejas recomendadas são:
Colorado Demoiselle (Porter) e Baden Baden Stout (Stout)
Chocolate Amargo
Choc0lates amargos são feitos à partir de uma quantidade elevada de cacau, algo entre 70 a 85% de cacau em sua composição, o que o torna amargo obviamente. Cervejas mais robustas e cremosas são uma excelente pedida de harmonização para esse tipo de chocolate, o que fará realçar ainda mais o sabor de ambas, o que é fantástico. Ou seja, precisamos de uma cerveja de bastante presença, como por exemplo uma Dry Stout ou uma Porter um pouco mais robusta, devo ressaltar a Way Cream Porter, que, seus toques de avelãs e aveia harmonizam de forma tão brilhante com esse tipo de chocolate que devem ter sido feitos um para o outro.
As cervejas recomendadas são:
Guinness Draught (Dry Stout) e Way Cream Porter (Porter um pouco mais encorpada)
Chocolate Branco
O chocolate branco é bem doce e amanteigado, o que agrega mais gordura ao produto, ou seja, precisamos de uma cerveja robusta e de carbonatação alta, para quebrar os tons gordurosos do chocolate branco e ressaltar o conjunto da obra. Uma boa pedida é uma Tripel, que tem uma carbonatação alta e um corpo bem denso, ou mesmo uma Fruit Lambic, que com seu sabor frutado assimilaria o dulçor do chocolate branco.
As cervejas recomendadas são:
Wäls Tripel (Tripel) e Lindermans Apple (Fruit Lambic – Maçã verde)
Trufa
Bom, todos sabemos que trufas levam frutas, licores ou diferentes tipos de chocolates e cremosidades em seu interior, o que pode variar muito sua harmonização. Porém, estilos como Strong Dark Ale ou mesmo uma Dubbel,que é o estilo harmonizante com chocolate ao leite (maioria das trufas comercializadas no Brasil são de chocolate ao leite), são boas pedidas e harmonizaram bem, na maioria das vezes, com a sua trufa.
As cervejas recomendadas são:
Trappistes Rochefort 10 (Strong Dark Ale) e Wäls Dubbel (Dubbel)