O mercado de bebidas alcoólicas cresceu no país, especialmente no pós-pandemia, quando empresas de marcas independentes passaram a ocupar uma fatia maior desse mercado. Esse campo favorável abriu espaço para movimentos de fusão e consolidação, como é o caso dos grupos “The Spirits” e “OHCA”, que estão se unindo a partir de julho deste ano. A parceria objetiva aumentar a capilaridade de distribuição das bebidas e expandir o faturamento.

Aliás, esses movimentos de consolidação estão acontecendo com grandes marcas do segmento. Recentemente, a Heineken comprou uma participação na Better Drinks e a Carmosina se fundiu com a Welcome Brands. E, agora, The Spirits e OHCA anunciam a sua consolidação, duas empresas paulistas de bebidas alcoólicas que se popularizaram pelo uso de ingredientes brasileiros em suas receitas. A The Spirits é conhecida no mercado pela produção da Babuxca, drink à base de cachaça, mel e frutas, e a Nulla, primeiro gin zero álcool do Brasil, enquanto o OHCA é dono da Jós, cachaça de Jambu, muito popular nos bares de todo o país, e o Vinho 22, marca de vinhos com DNA digital inspirado na Semana de Arte Moderna de 1922.

A consolidação de empresas no segmento de bebidas acompanha as tendências de crescimento do setor. Conforme um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em fevereiro de 2024 houve um aumento de 4,6% no consumo de bebidas alcoólicas no Brasil. Só a produção do primeiro bimestre deste ano foi 8,3% superior à registrada no ano anterior. Uma pesquisa da Euromonitor aponta que, até 2027, o mercado de destilados no Brasil deve alcançar R$ 95,7 bilhões, ou seja, um crescimento de 55% se comparado com os cinco anos anteriores.

COMENTÁRIOS