Você sabia que o Brasil é o terceiro maior país consumidor de cerveja? Só ficamos atrás da China e dos Estados Unidos, com isso, médicos estão criando um estudo que avalia se a cerveja ajuda o coração, eles vão usar voluntários para pesquisar se existem benefícios da bebida em humanos, como também são encontrados em animais.
Essas pesquisas serão feitas para avaliar os possíveis benefícios do consumo moderado da cerveja para o coração, assim como ocorre com o vinho.
Alguns estudos internacionais mostram que a cerveja já nos traz muitos benefícios, com o consumo moderado da bebida, em torno de uma ou duas latas por dia, no máximo (que pena L) tem o efeito protetor nos vasos sanguíneos, evitando a aterosclerose (entupimento dos vasos), possível infarto e também segundo alguns estudos, a cerveja te ajuda na hora da transa em seu primeiro encontro
A pesquisa será feita por meio de uma parceria da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) com o Hospital do Coração (Hcor), que vai conduzir os estudos com dois grupos de voluntários: um de abstêmios e outro de pessoas que bebem cerveja regularmente (eu topo!)
Segundo o cardiologista Luiz Antônio Machado César, diretor do Núcleo Café e Coração do Hcor, uma das hipóteses para explicar o efeito protetor da cerveja nas artérias é o próprio álcool, além das vitaminas contidas na bebida como B3 e B6, proteínas e sais minerais.
“Há estudos que demonstram que o álcool em quantidades adequadas tem um efeito benéfico para os vasos sanguíneos, evitando a aterosclerose. O problema são as alterações deletérias do álcool nos outros órgãos, caso ele seja consumido em excesso”, diz César. “Na pesquisa com animais, quando as quantidades de cerveja ultrapassavam a quantidade tecnicamente efetiva, o quadro era de piora”, complementa César.
Os médicos reforçam a importância de uma pesquisa com uma das bebidas mais consumidas no País. “Aqui, a cerveja é muito mais diversão do que complemento alimentar. A pesquisa vai avaliar o consumo como alimento”, diz César.
Já pensou que daora, almoçar todos os dias com uma cervejinha sabendo o bem que ela faria para a nossa saúde?
Gostaria de ser convidada para ser uma das voluntarias dessa pesquisa, e você gostaria de participar como voluntario dessa pesquisa?
Créditos: Estadão