É inacreditável a quantidade de bares, pubs e afins que fecham as portas em um piscar de olhos. Semanas atrás mesmo sai de casa a caminho de um barzinho recém aberto e dei de cara com suas portas metálicas baixas. Mas qual o motivo de tantos fechamentos repentinos? Eu acredito que seja a falta de personalidade destes estabelecimentos. Vamos falar nesse post algumas dicas de sucesso de um bar.

Assim como a nossa casa, o bar precisa ter a “cara do dono”. Só que a maioria dos proprietários não percebem isso. Não adianta, depois de uma viagem a Londres importar uma temática, contratar o melhor designer de interiores, colocar cascatas, iluminação futuristas se o bar não tem uma personalidade.

Não importa se você é daqueles donos baladeiros, que vivem rodeado de pessoas e adoram sair nas colunas sociais. Ou se você é daquele mais tímido que não sai da cozinha mas adora espiar e ver a cara de satisfação dos clientes. Também vale se você é daqueles que costumam ir de mesa em mesa verificando se todos estão bem atendidos. Não adianta ser um tímido fazendo a social. Nem um baladeiro servindo de mesa em mesa.

O mais importante é que, se você é o baladeiro, esteja sempre com seus clientes baladeiros. Tire fotos, convide famosos e torne sua casa uma balada. Se você é o cozinheiro continue com suas especialidades, busque harmonizações e novidades nos pratos. Se você é o atencioso seja ainda mais. Torne seu bar um local aconchegante, prazeroso.

A melhor dica para o sucesso do seu estabelecimento é fazê-lo uma extensão da sua personalidade.  Seja você no seu bar, independente de qual tipo de dono de bar você seja. A fidelidade não vem da novidade e sim de um padrão de qualidade. O modelo copiado de Miami cansa, aquelas luzes importadas caríssimas não trazem ninguém de volta. Mas encontrar o seu bar com o mesmo padrão fideliza.

 

Afinal, não há uma fórmula certa para se ter um estabelecimento de sucesso. Mas há muitas fórmulas erradas.

 

COMENTÁRIOS