A Franziskaner Weissbier é uma das cervejas de trigo mais conhecidas do mundo, com produção iniciada há mais de 600 anos. As ‘weiss’ têm uma longa história: são obtidas através de alta fermentação, a maneira mais antiga de se fazer cerveja. Até os babilônios já as apreciavam!

Primeiramente, é interessante dizer que é um pecado tomar uma weiss sem utilizar o copo próprio para esse tipo de cerveja; o motivo é que a levedura acaba se depositando no fundo da garrafa, e esse componente tem que ser misturado ao restante do líquido. Por isso, para a correta degustação, há um certo ritual: deve-se colocar a maioria do conteúdo no copo (com paciência, pois isso leva no mínimo uns 3 minutos, devido ao volume da espuma), e, quando ainda houver uns 3-5cm de líquido na garrafa, deve-se balançá-la em movimentos circulares e, aí sim, despejar o restante no copo.

A experiência de degustá-la é simplesmente fantástica. A aparência escura, turva, deixa claro que trata-se de uma Dunkel. O seu sabor, ao contrário do que se possa imaginar, é pouco amargo, há um baixo teor de lúpulo (outra característica comum as weiss). Isso faz com que ela seja surpreendentemente refrescante. O gosto e o aroma predominantes, fora o trigo, é de malte tostado, na medida certa, muito agradável!

CONCLUSÃO
Uma cerveja que, combinando o ritual de degustação, o aroma e gosto diferenciados, consegue facilmente nos convencer de que é uma bebida especial. Uma ótima forma de expressar a sensação de bebê-la é através da imagem do franciscano do rótulo:

COMENTÁRIOS