Olá pessoal!
Sou Guilherme Zequim, fui convidado pelo Lucas Lima para escrever nesse blog!
Já fiz avaliações de cerveja no http://tomandocerveja.blogspot.com, que se encontra inativo no momento, mas tem um bom histórico, vale a visita!
Bem, não sou um especialista em cerveja, conheço apenas alguns conceitos básicos que aprendi em livros e internet. Meu estilo de avaliação (se é que posso assim dizer) é o de uma pessoa que gosta de cerveja, que se interessa pelo assunto, compra (ou ganha da família/amigos/esposa) as ‘diferenciadas’ para apreciação, mas não tem muitas pretensões de profundidade ‘técnica’. Espero que se identifiquem e gostem!
Chega de conversa, vamos falar sobre essa cerveja FANTÁSTICA…
Cervejas da linha Weihenstephaner (origem alemã) costumam ser excelentes e com um custo benefício interessante.
Os pontos que mais me chamaram a atenção, a princípio, foram:
– Ser uma Weizenbock (‘Bock de trigo’) amarelo-clara! Bastante diferente, normalmente elas tendem a ser ‘marrons’. É turva como normalmente são as Weiss (cervejas de trigo).
– A cerveja faz muita espuma, e persistente! Chega a demorar para conseguir encher o copo.
As sensações ao degustar são:
– É perceptível o teor alcoólico levemente elevado, mas não incomoda, ao contrário, deixa a cerveja bem encorpada!
– O sabor inicial, além do trigo, caracteristico, é frutado, doce, além de um leve toque amadeirado; o retrogosto (gosto que fica na boca após o líquido ser engolido) é de um leve amargor, mas o sabor em si se suaviza. Deixa uma leve dormência na língua. Muito bom!
INFORMAÇÕES
Cervejaria: Bayerische Staatsbrauerei Weihenstephan
Site http://www.brauerei-weihenstephan.de/
Importadora: On Trade
Estilo German Weizenbock
Álcool (%): 7.7% ABV
Copo ideal: Weizen
RESUMO
Vale MUITO a pena, é uma cerveja para ser degustada com parcimônia, em um momento de tranquilidade, para que haja percepção de todo seu sabor! É de lamentar-se quando só resta o último gole…