Depois de divulgar os vencedores de Salvador e Belo Horizonte, chegou a hora de conhecermos a melhor comida de boteco da capital carioca.
Tutu de feijão preto com carne seca desfiada, couve, creme de aipim e zeste de laranja montado em camadas. Com essa receita, denominada “Da Gema“, o bar tijucano Doce Subsolo do Buteco faturou o primeiro lugar da edição carioca do Comida di Buteco.
A cerimônia de premiação aconteceu na noite de ontem (05/06), no Rio, na Festa da Saideira. A edição 2011, que mobilizou 31 bares, contou com patrocínio de Bohemia.
O segundo colocado é o bar Nordestino Carioca, de Jacarepaguá. Seu prato, “Juntos e Misturados“, mescla paçoca de carne seca com farinha de mandioca, manteiga de garrafa, cebola roxa e coentro e, ainda, patê de feijão preto com laranja e maionese.
O Bar do David, do Leme, ficou em terceiro, com “Tropeiro carioca“, tropeiro de feijão preto servido em porção.
O quarto colocado, o Cachambeer, de Cachambi , criou o “Porquinho Embriagado“, costelinha de porco assada no bafo, banhada na cerveja e ervas especiais. Servida com limão, laranja, molho barbecue e farofa de bacon e alho torrado.
Da Ilha do Governador vem o quinto colocado, o Petisqueira Martinho, autor do “Lula Carioca“: lula empanada recheada com farofa especial, feita com lingüiça calabresa, cebola, bacon, pimentões verdes e manteiga. Acompanhada de caldinho de feijão especial.
Em 2011, o Comida di Buteco teve patrocínio de Bohemia em quatro capitais (Rio, Belo Horizonte, Salvador e Goiânia) e em mais cinco municípios mineiros: Ipatinga, Montes Claros, Uberlândia, Poços de Caldas e Juiz de Fora.
Líder de mercado do segmento premium, Bohemia desenvolveu o conceito de harmonização gastronômica da cerveja, difundindo-a em eventos gastronômicos e workshops.