Atire a primeira pedra quem nunca quis beber ou já bebeu o dia todo e no final do dia estava parecendo um morto muito louco?

Você pode ter sido convidado para aquele churras de despedida do seu melhor amigo, uma despedida de solteiro, uma pelada (leia-se futebol) que começou meio dia com um monte de cerveja e amigos ou até uma simples e deliciosa degustação de bebidas no qual terá que ficar o dia todo bebendo ou porque você não têm motivos e simplesmente quer beber o dia todo e ser feliz.

Todo mundo sabe que o consumo de bebida alcoólica no nível exagerado faz mal para a saúde do individuo, mas eis que daremos a luz a você, ou melhor, daremos algumas dicas para você se manter acordado ou simplesmente se manter vivo.

Primeiramente, vamos conhecer sobre como o álcool é metabolizado de acordo com o Instituto Nacional de saúde dos Estados Unidos.

Depois de o álcool ser ingerido, ele é absorvido principalmente no intestino delgado pelas veias que recolhem sangue do estômago e intestinos e pela veia porta [hepática], que o levam para o fígado. Quando o álcool chega ao fígado, ele entra em contato com enzimas e é metabolizado… O nível de álcool no sangue é influenciado por fatores ambientais (como a velocidade de ingestão de álcool, a presença de comida no estômago, e o tipo de bebida alcoólica) e fatores genéticos (variações nas principais enzimas de metabolização do álcool, o álcool-desidrogenase [ADH] e o aldeído-desidrogenase [ALDH2]).

Entendeu? Ótimo, podemos continuar.

De gole em gole

Beber o dia inteiro envolve muita força de vontade e principalmente a força de vontade do seu cérebro, pois ele precisa ser resistente como um atleta que corre 100 metros rasos em segundos. Mas beber o dia todo mostra que você esta se envenenando lentamente e esperando o quanto consegue aguentar. Se o seu amigo cérebro lhe mandar algumas mensagens no momento em que você esta consumindo aquela deliciosa cervejinha (sendo que já é a milésima cerveja), preste atenção nele, se ele pediu para parar, simplesmente pare, obedeça o seu organismo ou terá consequências um pouco constrangedoras e graves.

Não misture as bebidas.

O teor alcoólico das bebidas é muito importante, pois quanto menor ele for, mais você poderá aguentar (ou não).

Tomar cerveja que tem em média 6% de teor alcoólico e depois começar a beber um whisky que tem em média 40% de teor alcoólico, amigo, você vai cair rapidinho e não vai conseguir acompanhar os passos das outras pessoas que bebem com você.

Porque comer, faz bem.

Beber com o estomago vazio é um passinho para o desastre e lógico, coisa de principiante, porque quem já bebeu de estomago vazio sabe que no dia seguinte parece que a fada da memoria roubou as doces lembranças do dia anterior. Beber de estomago vazio causa perda de memoria e apenas uma intoxicação alcoólica, no português claro, beber de estomago vazio causa todo tipo de merda.

Mas não quero dizer que ao chegar ao bar você peça um petisco para acompanhar a sua cerveja, por exemplo, eu digo que devemos sair de casa com o estomago forrado de proteínas, carboidratos e gorduras, pois os mesmos demoram a ser digeridos (lembra que eu falei que o álcool é absorvido principalmente pelo intestino delgado? Pois bem, a sua comida também é absorvida por ele), com isso, se você estiver bem alimentado e continuar a se alimentar enquanto bebe a comida ficara mais tempo no seu estomago e ajuda na magia de evitar que você fique tonto e vai te encorajar a beber mais devagar.

Beber, beber muita ÁGUA.

Uma coisa que é difícil, eu sei, mas é a melhor solução para que no dia seguinte não termos aquela maldita ressaca, aquela dor de cabeça insuportável que nenhum remédio ou simpatia a faz ir embora. Tudo isso porque o álcool é um diurético, ou seja, ele faz você urinar uma quantidade superior ao normal o que o levará a desidratação, e quem pode te salvar disso é a água, mas não adianta tomar refrigerante e água com gás, tome somente a água.

Enquanto estiver bebendo, deixe uma garrafinha d’agua perto do seu copo, dê umas bicadinhas nela quando possível, acredite a água é sua amiga e é ela que fará você manter as suas funções cerebrais no modo mais adequado, graças à hidratação.

Depois de beber o dia todo e decidir dormir, aqui vai um conselho, beba o máximo de água que você conseguir antes de dormir, isso fará que você hidrate o seu corpo antes de dormir.

Dormir e relaxar, sempre a melhor solução

Você já percebeu que quando estamos cansados, exaustos e vamos beber uma cervejinha parece que bebemos três? E aquela expressão “bêbado de sono”?

Tudo isso ocorre porque a exaustão pode se manifestar de maneira parecida a embriaguez, mas tem outras coisas que também influencia de acordo com a Universidade de Rochester.

Fadiga ou cansaço, de modo geral, vai levar a um teor de álcool no sangue maior do que o normal, já que o fígado desta pessoa está menos eficiente para processar e/ou eliminar o álcool quando a energia está baixa. Além disso, o álcool é um depressor: quando consumido por alguém cansado ele vai, de modo geral, simplesmente aumentar o nível de cansaço e ampliar os efeitos tradicionais do álcool.

Conclusão, beber + cansaço extremo = PT (perda total). Se você sabe que vai beber o dia inteiro e vai gastar muita energia, durma, descanse o máximo que puder na noite anterior.

Pense quente e fique frio

“Praia, sol, mar, piscina, aquele calor maravilhoso, é claro que vou beber o dia todo!” . Não seria uma má ideia, mas na verdade ela é. De acordo com o exercito dos Estados Unidos, o álcool pode aumentar a pressão sanguínea, elevando o risco de uma doença relacionada ao calor como hipertermia (superaquecimento) e insolação (especialmente para as pessoas com pressão arterial elevada).

No calor você sua mais, com isso seu corpo desidrata mais rápido e se você estiver consumindo alguma bebida alcoólica isso só ira agravar, pois lembre-se que o álcool é um diurético e faz você perder muito fluido. Com isso, fique na sombra, mantenha-se hidratado e refresque-se, talvez você possa aguentar beber o dia todo.

Suplementos

Como o seu corpo esta ficando desidratado porque vocês esta fazendo muito xixi ou mijando para os homens, você também esta perdendo nutrientes importantes para o seu corpo. E manter esses nutrientes sempre firmes e fortes e evitar ressacas dolorosas, podemos consumir Vitamina B, bebidas esportivas como Gatorade que possui eletrólitos e ajuda na reidratação, mas ele também pode ter bastante açúcar. Mas para ser mais EPIC WIN ainda, é se você tomar aqueles enérgicos em capsulas são relativamente baratos e podem ser guardados no bolso e ele tem as vitaminas que você precisa.

Prática

Não que eu queira influenciar você meu querido leitor (a), mas beberrões mais experientes (geralmente) conseguem consumir muito mais álcool do que os iniciantes ao consumo.

Mas como o álcool é uma toxina, nossos corpos podem se adaptar a ela, mas essa adaptação pode levar um tempo, ou seja, você precisa beber repetidas vezes, por exemplo, quase todo dia para seu organismo “acostumar” com essa toxina.

Quanto mais tolerante estivermos à toxina, mais nossos corpos demoram a quebrá-la, e assim menor o ritmo que ela será absorvida em nossas correntes sanguíneas.

Então se você for a uma super, mega, foda party daqui a algumas semanas, já faça com que o seu organismo se acostume com a ingestão do álcool, porque ficar totalmente sóbrio e dizer que no dia da festa você vai beber todas, eu posso garantir a você que no máximo você vai conseguir beber algumas latas de cerveja e já estará bem “alegrinho”. Não encha a cara, não beba acima do seu limite, mas beba o suficiente para criar uma resistência as toxinas. Depois disso, faça uma desintoxicação.

Reflita

Quando bebemos, queremos nos soltar, ser mais “livres”, enfim, queremos nos divertir, mas divirta-se com segurança, beba com responsabilidade e garanta a sua sobrevivência no dia seguinte, porque sempre tem mais! 😀

Crédito: Gizmodo

COMENTÁRIOS