Quem nunca foi para uma balada meio esquisita e se preocupou em deixar o copo largado por ai com medo que pessoas mal intencionadas colocassem drogas em sua bebida. Com isso em mente, cientistas em Tel Aviv desenvolveram um sensor capaz de detectar com 100% de precisão a presença de drogas misturadas em sua bebida.
Os israelitas legam que o detector consegue indicar imediatamente se a bebida contém pelo menos duas das mais famosas drogas usadas para dopar pessoas: o ácido gama-hidroxibutírico, ou Ecstasy líquido, e a ketamina, conhecida como “remédio para cavalo”.Hoje os cientistas israelenses trabalham para que o detector consiga reconhecer também o rohypnol, mais conhecido como “Boa Noite Cinderela”, droga amplamente usada para induzir rapidamente ao sono pesado.
O detector tem o formato de um misturador bem pequeno, usado para fazer drinks. Basta mergulhar o dispositivo na bebida e uma reação química causada pela droga faz o objeto acender. Mas os israelitas ainda não decidiram é se essa será a maneira de avisar o usuário sobre a droga na bebida será através da luz. Eles imaginam que, por preferir discrição nessa hora, seja melhor algum tipo de mecanismo que envie mensagens ao celular, por exemplo.
Os cientistas esperam que o mecanismo esteja à venda dentro de, no máximo, um ano e meio. A química para a produção é barata e não-tóxica, o que significa que não haverá necessidade de aprovação do governo.
Via TechTudo.