Toda as minhas viagens com os amigos nós sempre dormimos tarde porque estamos nos divertindo com alguma coisa e bebendo, é claro! Ao acordar rola aquele café maroto da manhã, com várias coisas para comer, sucos, leite, café e pão liquido, feito com cereais e através da fermentação, só posso estar falando do nosso liquido sagrado, a cerveja!
Tomar café da manhã com cerveja para mim não é novidade, chamamos ”A galera do sem fim” que dorme bebendo e acorda bebendo, mas isso quando estamos em uma viagem, sito, praia ou seja lá onde for. Até porque no Brasil beber antes do meio-dia é coisa de bêbado. Sempre vemos uma galera tomando uma cerveja as 8h da manhã na padaria enquanto estamos tomando o nosso pingado (leite com café), mas em outros países como a Alemanha e Bélgica bebe cerveja no café da manhã é uma prática bem comum, e pode ser uma boa pedida para a primeira refeição do dia.
Mas essa prática está começando a ser adepta pelos brasileiros, um bar o Rio de Janeiro chamado Botto Bar desde 2013, todo primeiro domingo do mês o mestre cervejeiro e sócio do bar, Leonardo Botto trouxe a proposta de um café da manhã com cerveja. A cada edição o bar homenageia uma das escolas cervejeiras.
Cervejinha do café da manhã ao jantar
Alguns bares estão trazendo essa prática de beber cerveja no café da manhã, e isso não é ruim e sim muito bom, trazendo muitos benefícios para nós, além de começar o dia muito bem.
Não precisamos ir a bares que sirvam cerveja para poder consumi-las no café manhã, as cervejas da Nova Zelândia Moa Brewing Company, são perfeitas para ser consumidas no café da manhã. Famosa por possuir diversos sabores, como o de especiarias, caramelo, banana, mel, café e puro malte. Os preços podem varias de R$ 23,90 a R$ 30,90.
O sommelier de cervejas José Raimundo Padilha dá algumas dicas para inserir a bebida na primeira refeição do dia.
Bolo de fubá – Clássico na mesa dos brasileiros, o bolo de fubá com café pode ser servido com uma cerveja que possui carga de café, como Coffee Porters, Stouts ou Dark Ales com adição de café. “É uma harmonização que acho muito interessante, em que pode substituir a bebida pela cerveja, por similaridade”, explica José Raimundo Padilha.
Misto quente – Aqui Padilha indica outra bebida feita com a cerveja. “Pode substituir um café com leite por um frapê de cerveja”, diz. O sommelier indica o uso de uma Imperial Stout batida com sorvete, pois mesmo mais alcoólica, a cerveja não será usada totalmente e estará diluída. “Vai ter a sensação de boca de um cappuccino, de café com leite”.
Embutidos – São também muito comuns em cafés. A copa, por exemplo, pode ser harmonizada com uma Rauchbier, que é defumada. Linguiças podem combinar com American Pale Ale ou mesmo IPA. “Pode até mesmo arriscar com uma Saison. Acho que é refrescante para o café da manhã”, comenta Padilha. As tiras de bacon fritas ou pratos onde ele é destaque podem ser harmonizados com Rauchbier, Doppelbock ou Dubbel.
Frutas – Comum no café da manhã em várias partes do Brasil, as frutas também podem ser harmonizadas com cervejas. As cervejas Weiss vão bem com banana, melão, maçã e compotas de frutas. Já o morango pode ser acompanhado por uma Fruit Beer. “Uma cerveja que está na moda e que vai bem com melão é a Berliner Weisse. Acho que a Berliner é muito boa para o café da manhã”, analisa Padilha.
Almoçar com cerveja já é algo bem comum no Brasil, as pessoas utilizam o seu tempo livre para poder se desconectar do trabalho e de seus problemas, e tomar uma cervejinha é uma ótima opção para poder se distrair e poder voltar com as energias renovadas para o segundo turno do trabalho.
A hora do happy hour depois do trabalho nós julgamos como a melhor hora para a diversão, ali podemos colocar na mesa tudo que aconteceu no dia ou na semana e se divertir, sempre com responsabilidade. Existem jantares mais completos com cervejas especiais que harmonizam pratos deliciosos.
Agora podemos mudar a nossa rotina e beber uma cervejinha no café da manhã sem culpa, pelo menos de vez em quando.