Chegou à época mais florida do ano, a primavera e com elas muitas e muitas flores, mas você deve estar se perguntando o que flor que tem a ver com cerveja? Meu caro leitor, tem muita coisa. Antigamente o povo sumério e egípcio já utilizavam especiarias nas cervejas para, além de melhorar o paladar, ocultar os sabores não desejados. Hoje em dia, as flores, que podem ser agregadas inteiras, in natura ou desidratadas, contribuem também para adição de características como amargor e acidez nas cervejas.
Com uma ajudinha do nosso parceiro WBEER e da beer somelier Flavia Oliveira, selecionamos dois rótulos exclusivos, com boas pontuações no RateBeer – site internacional especializado em cervejas artesanais – para você poder degustar nessa estação, e detalhe as duas possuem flor em sua composição. E se você acha que só estamos falando do lúpulo (sim, ele e uma flor), está muito enganado, além da planta verde, outras opções de flores adicionam sabores e aromas às cervejas.
Birra del Borgo Genziana
Localizada em Borgorose, há 100 km de Roma, a cervejaria italiana Birra del Borgo criou o rótulo Birra del Borgo Genziana com a adição de raízes da flor Genziana, que é encontrada nas regiões de Serra Nevada em Granada, na Espanha. Essa flor é utilizada como planta medicinal e como item de decoração, por sua cor bonita e viva, azul-roxeado. O rótulo, que tem 92 pontos na categoriaEstilo pelo RateBeer, pode ser considerado raro, já que é produzido apenas uma vez por ano, no período da primavera. “É uma cerveja de terroir, o sabor tem um toque de mel, especiarias e frutas amareladas”, afirma a Beer Sommelière.
Wilderness Deep Rainbow Valley (Brett Edition)
O rótulo feito em parceria com duas cervejarias, a Buxton e a Arizona, Wilderness Deep Rainbow Valley (Brett Edition) é uma bebida complexa e equilibrada. Este exemplar, que recebeu do RateBeer 96 pontos na categoria Geral, utiliza ingredientes do deserto perto de onde fica a cervejaria Arizona. O toque especial vem do suco de laranja e das flores de Carqueja. A Carqueja é muito usada para o preparo de chás, mas também é conhecida pela variedade de sua utilização. No passado, ajudava na forragem que protegia o gado durante o frio e também era utilizada como combustível para os fornos por ser inflamável. Dentre os benefícios da flor comestível está o alto teor de radicais livres. A carqueja neste exemplar da Buxton, “traz aromas cítricos e florais”, afirma a especialista.
Então desfrute essa estação com o que há de melhor, cerveja 😀