Nessa corrida por ingredientes exóticos para composição de cervejas artesanais cada dia levanta uma história diferente. Dessa vez uma microcervejaria da Islândia está nos noticiários por fazer uma receita com testículos de baleia ( e fezes de ovelhas, mas essa são menos polêmicas) para ser lançada em um evento para o deus do trovão Thor (sim é sério).

Mas a polêmica não se dá pelos testículos em si, mas por esses pertencerem a uma baleia. A investida da cervejaria Steðjar atraiu críticas furiosas de ambientalistas, que alertam para o estado de conservação da baleia Fin.

Segundo as instituições contra a pesca “Este é um movimento calculado, não só para desonrar uma criatura linda e ameaçada de extinção, usando suas partes do corpo mais íntimas como ferramenta de marketing, mas para agredir a comunidade conservacionista e aqueles que amam e respeitam as baleias”.

A cervejaria se defende dizendo que a pesca de baleias fin é regulamentada em seu país. “Nós não consideramos a baleia comum uma espécie em extinção aqui no Atlântico Norte. Além disso, temos um sistema de pesca na Islândia que é autossustentável e responsável”, afirmou o dono da cervejaria, Dagbjartur Arilíusson.

Não é a primeira vez que a cervejaria islandesa ganha as páginas dos jornais internacionais. No ano passado, Arilíusson tentou lançar uma cerveja que continha farinha de carne de baleia.

A investida foi barrada porque a empresa baleeira que fornecia a farinha não possuia licença para produzir tal produto para o consumo humano.

COMENTÁRIOS